em

Deputados defendem o reconhecimento da educação no campo

Reunião contou com a participação de integrantes da Articulação Paranaense para uma Educação do Campo, das Águas e das Florestas. Imagem: Vladimir Amaral/Alep

Deputados do Bloco Parlamentar da Agricultura familiar se reuniram nesta terça-feira (25) para debater o reconhecimento das licenciaturas em educação no campo, que não estão contempladas em edital de concurso público para a rede estadual de ensino.

Reconhecimento da educação no campo

“O momento nos assusta porque está acontecendo um desmonte e fechamento de muitas escolas do campo e não está sendo aceita a licenciatura em educação do campo por parte da Secretaria da Educação”, destacou a deputada Luciana Rafagnin (PT), líder do bloco.

Os cursos de licenciatura de educação no campo foram constituídos nas universidades públicas a partir do edital nº 02 de 23 de abril de 2008, dentro do Programa de Apoio à Formação Superior em Licenciatura em Educação do Campo (Procampo).

Urgência

Maria Isabel Farias, professora da UFPR Litoral e representante da Articulação Paranaense por uma Educação do Campo, das Águas e das Florestas, disse que “a reivindicação mais urgente é a modificação do edital da Secretaria de Educação que tem as inscrições previstas para encerrar em maio e não contempla a formação da licenciatura de educação do campo, então é um sinal de que existe um desmonte das escolas e provavelmente seu fechamento”.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.