em

Das quatro candidaturas de Jaguariaíva à prefeitura duas foram indeferidas; candidatos entraram com recurso

As candidaturas de Alcione e Pedro Mendes foram indeferidas; candidatos entraram com recurso (Foto: Reprodução)

Das quatro coligações que disputam a prefeitura de Jaguariaíva nas eleições municipais deste ano, duas chapas tiveram os pedidos de registro de candidatura a prefeito e vice-prefeito indeferidas pela Justiça Eleitoral. No entanto, as coligações apresentaram recurso à justiça na tentativa de reverter a situação e, assim, continuam na disputa. São as coligações ‘Jaguariaíva em boas mãos’, que tem como candidata a prefeita a atual vice-prefeita, Alcione (DEM); e a coligação ‘Renovação e experiência’, que tem como candidato a prefeito Pedro Mendes (Pode).

A coligação ‘Novo caminho, uma nova história’, encabeçada por Leon (PRTB), como candidato a prefeito, a candidata do Cidadania, que disputa com chapa pura, Graciane Cava, já tiveram as candidaturas deferidas pela Justiça Eleitoral.

Alcione

A ação de impugnação da candidatura de Alcione foi apresentada pela coligação ‘Renovação e experiência’, do candidato a prefeito Pedro Mendes, argumentando que a candidata é inelegível, já que teria sido demitida do cargo de professora da prefeitura de Araucária.

O grupo também sustenta que o outro elemento que veda a participação de Alcione no pleito seria “perpetuação da presença de familiares no poder”, iniciada pelo seu marido, Otélio Renato Baroni, eleito em 2010 e que faleceu em 2013, o qual exercia o segundo mandato consecutivo de chefe do Poder Executivo e foi substituído pelo seu vice-prefeito, Jose Sloboda (Juca), reeleito posteriormente em 2014 tendo Alcione como sua vice e, que agora, disputa o cargo de prefeita.

Segundo a juíza eleitoral Ana Cláudia de Lima Cruvinel, em sentença assinada no dia 18 de outubro, Alcione Lemos, atualmente vice-prefeita de Jaguariaíva, está em seu primeiro mandato, não havendo impedimento à sua candidatura ao cargo de prefeito, nas eleições de 2020. No entanto, reconhece a inelegibilidade decorrente da demissão da candidata do serviço público. Alcione entrou com recurso na tentativa de reverter a situação e, assim, continua na disputa.

Em meio aos processos judiciais que tramitam, outra mudança aconteceu na chapa encabeçada por Alcione: o candidato a vice-prefeito agora é outro: saiu Reginaldo Cheirubim (PSD) e entrou Adilson Gordo (DEM), presidente da Câmara de Vereadores.

Em nota oficial divulgada nas redes sociais, Cheirubim, presidente municipal do PSD, afirmou q a administração pública de Araucária havia suspendido o processo administrativa que a condenou. “Ou seja, não havia impedimentos. Mas depois verifiquei que se tratava de uma manobra para registrar a candidatura dela. […]. Aceitar ser candidato a vice nestas condições seria o mesmo que contrariar meus ideais de vida, além de avalizar a ficha suja e acreditar que cometer atos de improbidade é normal”, destaca.

Pedro Mendes

Já o indeferimento da candidatura do ex-prefeito Pedro Mendes (Pode) da coligação “Renovação e experiência” foi solicitada pelo Ministério Público pela lei da ficha limpa, devido a uma condenação na Justiça na qual ainda não teria vencido o prazo de oito anos, caracterizando a inelegibilidade.

Na sentença, no entanto, a juíza Ana Cláudia de Lima Cruvinel julgou procedente a impugnação apresentada pelo Ministério Público Eleitoral. O candidato entrou com recurso e aguarda decisão, enquanto segue em campanha.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.