em

Curiúva: após 16 anos, cidade volta a ter disputa entre três nomes

Professora Ana Maria (PT), Nato Moura (PSD) e Marlene Tobias (PSB)

Os 10.468 eleitores de Curiúva vão escolher entre três candidatos no dia 15 de novembro – algo que não acontecia desde as eleições de 2004, quando Márcio Mainardes (PSL) venceu a disputa. Agora, o município dos Campos Gerais, que fica a 170 quilômetros de Ponta Grossa, tem as seguintes alternativas: reeleger Nato Moura (PSD), ser governado novamente pelo PT, da candidata Professora Ana Maria, ou escolher Marlene Tobias, do PSB.

Nato Moura está no partido do governador Ratinho Júnior e está na coligação “Curiúva: trabalho, honestidade e progresso” ao lado de PSC e Podemos. O empresário é natural de Ibaiti, tem 54 anos de idade e governa a cidade desde 2017.

Naquela eleição, Nata Nael Moura dos Santos derrotou Professor Laertes, do PSB, por apenas 562 votos. Ele obteve 53,46% dos votos válidos. Um fato curioso sobre Moura é que ele já foi vereador de outra cidade. Entre 2005 e 2008 ocupou uma das cadeiras do Legislativo de Figueira, que está a apenas 25 quilômetros de Curiúva.

Nato tem como vice Luiz Vantuil Ajuz, de 57 anos. ‘Tuil Ajuz’ – como é conhecido – também é empresário, nasceu em Curiúva e já ocupa o cargo de vice-prefeito no município.

Quem tenta retomar o comando do Executivo em Curiúva é o Partido dos Trabalhadores. O PT esteve no poder na gestão 2013-2016, com Amadeu Bicudo, que chegou a ser pré-candidato pelo PROS em 2020.

A candidata que está à frente da chapa ‘pura’ do PT é Ana Maria Siqueira. Ela carrega o nome de urna Professora Ana Maria. Nascida na própria Curiúva, a professora é servidora pública aposentada e tem 52 anos de idade. De acordo com dados do TSE, foi candidata a vereadora em 2004 pelo PT, mas não obteve votação suficiente para se eleger naquela oportunidade.

O vice é o aposentado Alberto Ferreira da Silva, de 73 anos. Assim como Ana Maria, ele tentou o poder legislativo há 16 anos, mas ficou de fora da Câmara Municipal.

Outro partido que volta à disputa é o PSB – derrotado em Curiúva há quatro anos. A dona de casa e vereadora Marlene Vander Brock, que aparece na urna como ‘Marlene Tobias’, é a candidata à Prefeitura.

Em 2004, ela foi uma das vereadoras mais votadas da cidade, com 344 votos válidos. Doze anos depois, voltou a conquistar número expressivo pelo Legislativo. Marlene, que tem atualmente 41 anos, conseguiu 528 votos e terminou como terceiro parlamentar na disputa, reconquistando uma cadeira.

Logo atrás dela na eleição de 2016 ficou Valdinei Carneiro Silva, o ‘Polaco’. A dupla de vereadores faz ‘dobradinha’ no pleito de 15 de novembro. Polaco nasceu em Telêmaco Borba, tem 47 anos e ocupa a função de produtor agropecuário.

Curiúva

Candidatos à Prefeitura: 3
Candidatos à Câmara: 54
Número de vereadores: 9
População: 15.196
Eleitores: 10.468

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.