em

Covid: média móvel dispara é tem 106% de alta no PR

Número de casos saltou de 81 pára 196 em cinco dias

Não é à toa que o Governo do Paraná recomendou aos municípios que estendessem a aplicação da 4ª dose contra covid para a população acima de 18 anos. A medida ocorre em um momento em que os gráficos de contágio por SARS-CoV-2 voltam a apresentar significativa alteração. No estado, a média móvel de novos casos está em alta desde meados de outubro, considerando a data de diagnóstico. A média móvel de 7 dias foi de 196 casos, número 106,9% maior do que o verificado 14 dias antes. Os dados são do boletim da covid dessa sexta-feira (11).

Média móvel covid PR

Conhecendo um pouco do comportamento do vírus, um aumento mais veloz no número de casos já é motivo para alerta. No boletim anterior (dia 10), o acréscimo havia sido de 65,3%. No dia 9, o aumento era de 49,5%. No anterior, de 28,1%. No dia 6, o aumento era de 17,4%. Ou seja, de domingo (6) para sexta-feira (11), a média móvel saltou de 81 casos para 196.

No traçado do gráfico, isso parece quase nada, comparado aos que se viu entre maio e junho de 2022 . Ou, ainda, em fevereiro do mesmo ano. Mas, dentro de um cenário em que a vacinação se tornou menos frequente e diante do surgimento da variante da ômicron, a BQ.1.1, a Secretaria de Estado de Saúde (SESA-PR) está atenta aos números que devem surgir nos próximos dias.

Nessa sexta-feira (11), o estado registrou 530 novos casos e 2 óbitos. Cinco dias antes, haviam sido 105 novos casos e nenhum óbito.

Ponta Grossa

Em Ponta Grossa, de acordo com o boletim oficial, no início da semana (dia 7) foram 13 novos casos informados. Menos que os 48 de quatro semanas antes. No último mês houve a divulgação de um novo óbito por covid.

Leia também:

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.