Menu
em

Copel assina contratos de concessão para explorar gás

A Copel assina hoje os contratos de concessão de dois dos quatro blocos para exploração de gás natural arrematados no leilão da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), em novembro. A cerimônia será na sede da entidade, no Rio de Janeiro.

O investimento do consórcio integrado pela Copel e outras três empresas será de cerca de R$ 100 milhões na primeira fase da exploração, com duração de quatro anos, na qual serão aprofundados os estudos para identificar a capacidade de produção dos blocos. Caso apresentem potencial comercial, a produção pode se estender por 27 anos.

“A assinatura das concessões marca efetivamente a estreia da Copel na exploração de gás natural, buscando reverter o grande potencial de produção na nova fronteira da Bacia do Paraná em benefícios para os paranaenses e desenvolvimento do setor produtivo do Estado”, afirma o presidente da Copel, Lindolfo Zimmer.

 A assinatura dá início ao prazo de concessão para estudo e prospecção do potencial de produção dos blocos 300 e 309, que somam uma área total de 6 mil quilômetros quadrados nas regiões de Pitanga e Guarapuava, na Bacia do Paraná.

“São blocos que já apresentam reservas conhecidas de pequeno porte, e onde pretendemos realizar perfurações mais profundas para identificar reservas com potencial comercial”, afirma Jonel Iurk, diretor de Desenvolvimento de Negócios da Copel.

 As estratégias de aplicação do gás explorado ainda estão sendo avaliadas, explica Zimmer, e dependem do volume de gás encontrado. “Ele pode tanto ser canalizado para suprimento a polos industriais, com distribuição da Compagas, ou servir de combustível a usinas térmicas junto aos poços, incrementando o parque gerador da Copel”, afirma o presidente. “Nossa certeza é que, independente do volume encontrado, a exploração do gás se pautará pela responsabilidade técnica e ambiental que a Copel historicamente imprime em todos os seus empreendimentos”.

Arquivo
As estratégias de aplicação do gás explorado ainda estão sendo avaliadas

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile