Menu
em

Cooperjovem realiza primeira capacitação do ano

A Frísia Coorperativa Agroindustrial realizou entre os dias 20 e 22 de março a primeira etapa da formação do Cooperjovem, com 100 professores reunidos em Carambeí para capacitação dentro do cooperativismo. Atualmente participam do programa os municípios de Carambeí, Ponta Grossa, Tibagi, Teixeira Soares e Imbituva.

O Cooperjovem, por meio da Frísia, caminha para o seu 10° ano nos municípios em que a cooperativa atua. A iniciativa já formou centenas de professores e alcançou milhares de alunos, levando os conceitos básicos do cooperativismo por meio da implantação de projetos desenhados especialmente para cada comunidade.

"Para a Frísia é gratificante poder oferecer esta oportunidade de capacitação, acompanhando o desenvolvimento destes professores e a forma como semeiam o cooperativismo em suas escolas", ressalta o coordenador de Comunicação e Marketing da Frísia, Luciano Tonon Silva.

O Cooperjovem é uma iniciativa da cooperativa em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo – Sescoop, dentro do Sistema Ocepar.

 

Formação

Nos dois primeiros dias, 70 professores tiveram o primeiro contato com o programa dentro da formação inicial. Nesta etapa, são apresentados os princípios do cooperativismo e a formatação de projetos dentro da PEC. Depois dessa fase, os participantes se tornam disseminadores do conhecimento e da cultura cooperativista: as iniciativas dentro das escolas levam a atitude do cooperativismo para as comunidades onde estão inseridos.

"Cada ano que passa o interesse dos professores e a adesão ao projeto é maior, pois percebem que o pensamento cooperativo traz bons resultados para todos. Poder ensinar isso aos nossos alunos, ainda na infância, com certeza ajuda a formar adultos conscientes e que trabalham pelo bem coletivo", destaca a coordenadora de projetos da Secretaria Municipal de Ponta Grossa, Aparecida Castanho.

O ano de 2018 também trouxe novidades: pela primeira vez os professores que já participaram da formação inicial estão retornando para dois encontros de formação continuada, que vão abordar jogos cooperativos e a PEC. A primeira etapa aconteceu no dia 22 de março e reuniu 30 professores que já desenvolvem o programa em suas escolas.

"Esta oportunidade de rever os princípios básicos, trocar experiências e agregar ainda mais conhecimento para o trabalho prático em sala de aula é muito rico para os professores, e nos fornece mais subsídios para continuar dentro cooperativismo", aponta Marlei Silva, professora da Escola Municipal Theresa G. Seifarth, de Carambeí.

 

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile