Menu
em

Conheça primeiro queijo livre de carbono do Paraná

Foto: Carine Prolo

A partir de agora, quem adquirir uma peça de queijo colonial da Queijaria Vidalat vai perceber um selo diferente. Trata-se do selo verde neutro, que significa livre de carbono, emitido pela Abrarastro (Associação Brasileira de Rastreabilidade de Alimentos).

Livre de carbono

A queijaria fica na Linha Água Vermelha, interior de Francisco Beltrão e é de propriedade da Roseli e do Marildo Capra. A propriedade dos Capra participou de um projeto piloto da Cresol Baser e passou por um check-list de mais de 30 itens, para verificar a sustentabilidade da propriedade.

A chefe da Seab explica que a pegada de carbono é calculada a partir de dados como a quantidade de energia consumida, queima de combustível, geração de resíduos, bem-estar animal, entre outros. “São atividades do dia a dia que colaboram com o planeta, ações individuais que geram impactos globais”, completa Denise.

Sudoeste é destaque

O Sudoeste do Paraná é referência na produção de queijos artesanais de qualidade. Recentemente, nove queijarias da região foram premiadas no concurso 1º Prêmio Queijos do Paraná, criado para valorizar, estimular e fortalecer a cadeia produtiva, seja ela artesanal ou industrial.

Leia a matéria completa no portal Maringá Post, parceiro do DCmais.

Queijos da região dos Campos Gerais

Apesar de ainda não terem o selo de verde neutro em carbono, oito queijos palmeirenses, produzidos pela Cooperativa Witmarsum, foram agraciados com medalhas de Ouro, Prata e Bronze. O reconhecimento aconteceu no VI Prêmio Queijo Brasil, realizado no início de julho, no Parque Vila Germânica, em Blumenau.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile