em

Conferência debate o papel da mulher na sociedade

A Secretaria da Família e Desenvolvimento Social de Castro realizou na tarde desta  quinta-feira (17) a I Conferência Municipal de Políticas para Mulheres. Com o tema ‘Mais direitos, participação e poder para as mulheres’, o encontro aconteceu no Centro da Juventude Wallace Thadeu de Mello e Silva e lotou o auditório. Participaram do evento o prefeito de Castro, Reinaldo Cardoso; a secretária municipal da Família e do Desenvolvimento Social, Damisa Martins Gomes; representando a Câmara Municipal de Castro, vereadora Aline Sleutjes; representando as mulheres das áreas rurais de Castro, vereadora Maria Fátima Barth Antão Castro; representante e usuária do Cras Consulesa Helena Van Den Berg, Aurelina Neves.

Na ocasião, o prefeito Reinaldo Cardoso evidenciou o papel da mulher nos dias de hoje, ressaltando que cada vez mais elas estão assumindo posições em diversos setores da sociedade. “Hoje a mulher está cada vez mais assumindo uma posição na sociedade, nas minhas três gestões esta é a que tenho maior número de secretarias gerenciadas por mulheres, que desempenham o trabalho de forma exemplar, com competência, dinamismo e muita responsabilidade. Fico muito satisfeito em ver tantas mulheres na conferência, preocupadas com seus direitos e sua participação. E, é com participação ativa que vamos conseguir construir uma sociedade melhor”, frisa.

O prefeito destacou também o desempenho da Secretaria da Família na promoção da  seu trabalho e na realização da Conferência de Políticas para Mulheres, inédita em Castro. “A Secretaria vem focando cada vez mais no desenvolvimento de um trabalho técnico, voltado para os usuários e os beneficiando, sem assistencialismo” declara.

Ao abrir oficialmente a Conferência, a secretária da Família aproveitou para destacar a participação e envolvimento de toda a equipe da secretaria no trabalho desempenhado diariamente e na organização da Conferência. “Graças a um grupo competente e unido, que trabalha em prol dos usuários, conseguimos realizar eventos como este e avançar”.

Na oportunidade, a vereadora Fátima descreveu os vários papéis das mulheres na sociedade e também contou a trajetória da sua mãe. “Minha mãe passou por muitas coisas e superou todas. Naquela época tudo era mais difícil mas sempre conseguiu achar uma luz”, relata.

A vereadora Aline, por sua vez, destacou a importância da I Conferência. “O principal objetivo é poder debater onde queremos chegar, saber se estamos sendo bem representadas. Podemos ver aqui com o auditório cheio que nós mulheres queremos nossos direitos”, destaca.

A Conferência contou ainda com palestra com o tema ‘Mais Direitos, participação e poder para as mulheres’, ministrada por Lucélia Gabriel de Oliveir. O objetivo foi orientar as participantes sobre a importância em buscar seu valor sem entrar em uma guerra com o sexo oposto.

Após a palestra ocorreu debate, os grupos de trabalho aprofundaram a discussão com base nos eixos temáticos e em seguida aconteceu a eleição dos delegados vão participar da etapa estadual da conferência. O encontro encerrou com coffee break e entrega de certificados às participantes.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.