em

Concessionárias do pedágio realizaram 1,1 mil atendimentos em uma semana

Foto Ilustrativa / Rodrigo Félix Leal/SEIL-PR

Em uma semana de operação, as concessionárias Via Araucária e EPR Litoral Pioneiro realizaram 1.152 atendimentos aos usuários das rodovias paranaenses dos Lotes 1 e 2.

São serviços como assistência a carros com problemas mecânicos, atendimentos médicos e retiradas de animais na pista. Nestes dias, as empresas também iniciaram as primeiras obras de manutenção e reparo em mais de mil quilômetros de estradas, com operações de recuperação dos pavimentos.

Os contratos de concessão, que se iniciaram em 28 de fevereiro, preveem que as empresas executem planos de investimentos de mais de R$ 30 bilhões ao longo dos próximos 30 anos. Estão programadas obras com duplicações, construção de faixas adicionais, viadutos, trincheiras, ciclovias e manutenção das pistas.

Cobrança do pedágio

Mesmo com o início das operações, as cobranças de pedágio ainda não foram retomadas. A Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT) deve informar, com 10 dias de antecedência, a data exata do início das cobranças e os valores das tarifas. A previsão é que isso aconteça até o final de março.

Atendimentos do Lote 1

Nas estradas operadas pela Via Araucária, foram registrados 613 atendimentos aos usuários, sendo 220 socorros a veículos com pane mecânica. A concessionária atendeu também, por exemplo, 68 carros com pneus furados e 16 sinistros.

Atendimentos do Lote 2

A EPR Litoral Pioneiro já realizou 539 atendimentos ao longo dos sete primeiros dias de concessão. A ocorrência mais frequente é a de pane mecânica em veículos que trafegam pelas estradas concessionadas, com 126 registros. A empresa também atendeu 50 ocorrências para retirada de objetos na pista.

Quais serviços são oferecidos?

Em todos os mais de mil quilômetros de trechos concedidos, as duas empresas estão trabalhando, ao todo, com 84 veículos para atendimento aos usuários. São ambulâncias, guinchos, caminhões-pipa, caminhões para resgate de animais, carros de inspeção e apoio.

Nas rodovias atendidas pela EPR Litoral Pioneiro, os usuários podem acionar os serviços de emergência pelo telefone 0800 277 0153. Nas estradas administradas pela Via Araucária, o número de contato é 0800 277 0376.

Os motoristas e passageiros também já podem utilizar as bases de Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU) distribuídas ao longo das rodovias. As unidades contam com banheiros e centrais de informações sobre as condições das estradas. Os serviços operacionais funcionam 24 horas por dia.

Leia mais: Postos de PG recebem nova mistura de biodiesel; entenda a diferença do produto

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.