em

Compagas lança nova chamada pública para aquisição de biometano

Foto: Reprodução/AEN

A Compagas lançou nesta semana uma nova chamada pública para receber propostas de aquisição de biometano. A iniciativa integra a estratégia da companhia de transformação da sua matriz energética, com o aumento da distribuição do biometano, uma energia limpa e 100% renovável, para atender os usuários paranaenses e expandir a sua atuação para outras regiões do Estado.

A Compagas pretende receber propostas com volumes a partir de 2 mil metros cúbicos/dia em modelo de contratação firme, ou seja, com compromisso de entrega por parte do fornecedor, e por um período mínimo de cinco anos.

O gás natural renovável a ser recebido pela Companhia pode ser entregue aos clientes por meio da rede de distribuição, caso as usinas estejam instaladas em localidades já atendidas pela Compagas ou em municípios onde há projetos em andamento; ou por meio de transporte rodoviário, na forma comprimida (GNC) ou liquefeita (GNL), caso as usinas estejam situadas longe da rede.

Paraná como potencial

Todos os pontos de recebimento do biometano prioritários estão especificados no edital. Os interessados em participar do processo têm até o dia 15 de março para enviar as propostas.

“O Paraná tem um enorme potencial de geração de biometano e precisamos aproveitar esta riqueza para descarbonizar nossa matriz energética e melhor atender a crescente demanda de mercado”, diz o CEO da Compagas, Rafael Lamastra Jr.

“Estamos finalizando as negociações para assinatura do primeiro contrato de aquisição de biometano e a previsão é que a partir de 2025 a empresa disponibilize gás natural renovável aos clientes. E para continuidade do projeto já demos início à segunda chamada pública”, destaca.

Investimentos nos Campos Gerais

O primeiro contrato de biometano deve ser anunciado ainda neste mês de janeiro e está ligado à área produtora na região dos Campos Gerais, próxima à rede de gás canalizado existente. “Entendemos que a integração das áreas produtoras de biometano com a nossa rede de dutos é fundamental para o desenvolvimento e para distribuição eficaz e de forma mais econômica do gás renovável no Estado”, complementa o CEO.

Leia mais: PR já emitiu mais de 130 mil ‘RGs’ do novo modelo; saiba como agendar

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.