em

Comitiva de Castro conhece sistema de coleta mecanizada no Rio Grande do Sul

Foto: Divulgação

Comitiva da Prefeitura de Castro, liderada pelo prefeito Moacir Fadel, está em Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, para conhecer a coleta mecanizada implantada no município. Eles foram recepcionados pelo prefeito Adiló Didomenico, pela vice-prefeita Paula Loris e pelo secretário de Meio Ambiente João Osório Martins.

Desde 2007 a Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul (Codeca) espalhou contêineres pelas ruas da cidade, dando início a mudança gradual do modelo de coleta porta a porta.

Com o sistema mecanizado, os moradores podem descartar o lixo a qualquer hora do dia ou da noite, sem se preocupar com o horário de coleta. O confinamento dos resíduos em contêineres contribuiu para deixar a cidade mais limpa, reduzindo problemas com lixo espalhado nas ruas e evitando alagamentos.

Atualmente, a cidade conta com cerca de 1.950 pares de contêineres para lixo orgânico (caixas verdes) e seletivo (caixas amarelas) para atender aos 205 mil habitantes.

O sistema gerou aumento de quase 100% no volume de itens recolhidos na região central do município, impactando na distribuição do material reciclável entre as associações de catadores, gerando emprego, renda e inclusão social.

Fadel destacou que a visita permitiu conhecer um moderno sistema de coleta do lixo que poderá servir de modelo futuramente para Castro. “É um modelo de coleta moderno, que permite maior inclusão dos catadores, preservar o meio ambiente, deixar a cidade mais limpa e gerar economia para o município”, disse.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.