em

Comitê Mulheres do Crea-PR convoca profissionais do Estado para participação nas decisões

Aproximadamente 100 profissionais de todo o Estado compõem o Comitê; qualquer profissional registrada no Conselho pode participar

Iniciado em 2017, o Comitê Mulheres do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR), tem como principal objetivo aumentar a participação das mulheres nas decisões do sistema Confea/Crea – que representa os profissionais das Engenharias, Agronomia e Geociências.

Atualmente, mais de 85 mil profissionais estão cadastrados no Crea-PR, destes, cerca de 15% são mulheres. No quadro de conselheiros titulares e suplentes, elas representam 10%. Além disso, muitas atuam como inspetoras ou em cargos de direção nas entidades de classe e instituições de ensino do Paraná.

No primeiro trimestre deste ano, foram realizadas reuniões em todas as regionais do Conselho – Apucarana, Cascavel, Curitiba, Guarapuava, Londrina, Maringá, Pato Branco e Ponta Grossa – para articular o fortalecimento dos Comitês Regionais.

“Os Comitês Regionais foram criados para auxiliar na busca pela representatividade do Crea-PR dentro dos conselhos locais, avaliar e sugerir ações conjuntas nas regionais; multiplicar projetos e ações de interesse feminino das Engenharias, e contribuir com efetividade nos eventos do Conselho nas regionais”, afirma a coordenadora do Comitê Mulheres do Crea-PR, engenheira agrônoma Daniela Alves dos Santos.

Em reunião online realizada recentemente foi definido que, inicialmente, o Comitê atuará em três frentes principais: 1) expandir o Comitê estadual para todas as regionais; 2) estimular lideranças no Conselho, nas entidades de classe e instituições de ensino, entre outros; e 3) formular políticas de valorização, formação, especialização e atualização profissional.

“Em relação à ação número um, pretendemos elaborar um manual do Comitê Mulheres, para alinhamento de objetivos, metas, levantamento do número de profissionais e informações contextuais de cada regional, entre outras informações. Na ação dois, estamos planejando uma premiação para profissionais de destaque regional e estadual, valorizando a trajetória profissional das mulheres do nosso sistema. A terceira ação é um projeto que vamos elaborar, visando maior aproximação com a Mútua, para conseguir linhas de auxílio financeiro para as profissionais que queiram empreender, solicitando prazos maiores e juros baixos”, explica a coordenadora do Comitê Mulheres.

As profissionais registradas no Crea-PR que têm interesse em participar do Comitê Mulheres, por meio das regionais, podem inscrever-se no link: forms.gle/bfEf3gxeCrVq9k7Y6.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.