em

Comissão debate projeto que proíbe Linguagem Neutra no Paraná

Foto: Alep

O projeto de lei 663/2020, que visa à proibição do uso da linguagem neutra pela administração estadual, começou a ser discutido, na manhã desta quarta-feira (13), na reunião da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Paraná.

O PL obteve parecer favorável do relator, mas recebeu um pedido de vista e teve a votação adiada. Para o relator, a linguagem de gênero não está disposta na gramática oficial e, portanto, não deve ser utilizada.

O projeto de lei proíbe a utilização da neutralidade de gênero nas instituições de ensino mantidas pelo Estado do Paraná, em bancas examinadoras de concursos e seleções realizadas ou contratadas pelo poder estadual, na publicidade institucional, informativos, circulares, e-mails, memorandos, documentos oficiais, currículos escolares, editais, provas e exames.

A proposta volta a ser analisada pela Comissão de Educação na próxima quarta-feira (20).

De forma geral, a linguagem neutra se caracteriza pela utilização de outras vogais, consoantes e símbolos que não identifiquem o gênero masculino ou feminino, gerando alterações ortográficas nas palavras.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.