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Com início do trecho estaiado, Ponte de Guaratuba chega a 11% de conclusão

Construção da Ponte de Guaratuba. Foto: Roberto Dziura Jr/AEN

A construção da Ponte de Guaratuba chegou a 11,12% de conclusão de acordo com o relatório mensal e está dentro do cronograma estipulado pelo Governo do Estado. A principal novidade no estágio da obra, que é emblemática no Paraná, é o início dos trabalhos de fundação da parte estaiada da estrutura pelo Consórcio Nova Ponte, contratado via licitação para a execução do empreendimento.

Diferentemente do restante da estrutura, que utiliza vigas e colunas de concreto e aço pré-fabricadas, o trecho estaiado da ponte é composto por cabos de aço de alta resistência que são ancorados por torres para suportar parte do peso da pista. Ele é necessário para garantir a livre navegação das embarcações que circulam diariamente pela baía de Guaratuba.

Até o momento, nove das 64 estacas de concreto que servirão de base para os 1.244 metros de extensão da ponte já foram instaladas e outras oito estão em processo de instalação. Seis das estacas instaladas fazem parte do trecho pré-moldado, enquanto as outras três integram a parte estaiada da ponte. A expectativa é de que 50 estacas sejam instaladas até o fim de 2024. As escavações são executadas com apoio marítimo de duas balsas operacionais.

Cada estaca possui de 180 a 220 centímetros de diâmetro e de 20 a 50 metros de comprimento, chegando a pesar 470 toneladas. Há praticamente 300 funcionários trabalhando na produção das peças e do concreto usado na fundação e em outras frentes de trabalho. A expectativa é de que até 600 pessoas atuem simultaneamente durante o auge da construção.

Cronograma

Orçada em R$ 386,9 milhões, a construção da Ponte de Guaratuba tem prazo de 24 meses para a conclusão. Ela terá duas pistas em cada sentido, além de duas faixas de segurança, barreiras rígidas de concreto para prevenção de acidentes, calçadas com ciclovia e guarda-corpos nas extremidades.

A medição oficial da obra é feita mensalmente, contabilizando o avanço físico e financeiro do projeto desde o dia 1º ao último dia de cada mês. O atual percentual, medido ao final de junho, é referente ao contrato como um todo, o que inclui projetos, programas ambientais, a execução da obra e os repasses financeiros.

Todas as etapas da obra são fiscalizadas pelo DER/PR, com fiscalização do Consórcio Supervisor da Ponte de Guaratuba (CSPG) e acompanhamento do Instituto Água e Terra (IAT). O intuito é garantir que todos os padrões de qualidade, segurança e ambientais exigidos pelo Governo do Estado sejam cumpridos.

Além da execução direta da obra, o Consórcio Nova Ponte tem a responsabilidade contratual de monitorar a fauna terrestre e aquática, bem como a flora da baía da Guaratuba. O objetivo é garantir o equilíbrio do ecossistema na região e os impactos do empreendimento.

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