Menu
em

Clube da Bezerra na Expoleite Arapoti estimula crianças e adolescentes na atividade leiteira

 

Os participantes precisam estar cursando entre a quarta e a nona série do ensino fundamental e, além de levar a sério os estudos, devem ser responsáveis nas tarefas do Clube, como preencher relatórios

 

 

O Clube da Bezerra promovido durante a 42° Expoleite Arapoti já carrega a tradição há mais de 30 anos e incentiva crianças e adolescentes a aprenderem e darem continuidade a atividade exercida por seus familiares. A apresentação dos resultados desse ano acontece no dia 5, a partir das 13 horas, quando os 14 participantes e seus animais entram na pista de julgamento, do Parque de Exposições da Capal, em Arapoti (PR). A marca Sprayfo, linha de sucedâneos lácteos para a criação de bezerras comercializada pela Nutreco Brasil, é uma das patrocinadoras da atividade, onde cada participante acompanha seu animal desde o nascimento até o dia do evento.

Com idades entre 9 e 14 anos, o Clube da Bezerra envolve atividades em grupo e tarefas de casa, onde o jovem precisa praticar e buscar seu desenvolvimento junto com os animais. Desde março, os participantes vêm sendo acompanhados pela equipe do Departamento de Pecuária da Capal Cooperativa Agroindustrial, promotora da Expoleite, e pelo associado Korstiaan Bronkhortst, responsável pela atividade.

Ricardo Berendsen tem 14 anos, participa do Clube desde os 10 e gosta muito das atividades. Ele conta que no começo parecia muito difícil, mas após a aproximação diária com o animal fica mais fácil e até mais divertido. “Eu gosto muito da rotina de cuidados com o animal, quem sabe um dia seja um grande criador”, diz ele. Ricardo também conta que o ensaio do desfile e das paradas exige paciência, mas logo o animal se acostuma a essas atividades acontecem com mais facilidade.

Os participantes precisam estar cursando entre a quarta e a nona série do ensino fundamental e, além de levar a sério os estudos, devem ser responsáveis nas tarefas do Clube, como preencher relatórios diários de acompanhamento do animal, que serão avaliados posteriormente. “Eles fazem controle dos dados, anotação em planilhas, cuidam da alimentação da bezerra e aprendem a quantidade certa para ministrar ao animal. Além disso, aprendem a amansar o animal, dar banho, escovar, tosquiar, cuidar da linha de dorso, puxar o animal na pista sem estressá-lo e sobre a importância de se ter a vacinação em dia. Tudo isso é colocado em relatório”, explica o coordenador de vendas Sprayfo, Fabiano Lopes Bueno.

No dia do Clube da Bezerra, os animais são apresentados na pista de julgamento, onde são avaliados em diferentes requisitos, entre eles o desfile e se o animal está bem cuidado. No entanto, o comprometimento vem desde cedo, com a proposta de acompanhar o desenvolvimento das bezerras desde o nascimento, oferecendo aos participantes a oportunidade de aprendizado e responsabilidade para os futuros jovens criadores.

Segundo a organização, todos os participantes receberão prêmio de participação, mas, os primeiros colocados serão premiados com tablets, bicicletas e jogos. No ano passado, o vencedor nas categorias “Puxador” e “Melhor Bezerra” foi Thiago Cornelsen Kok, que está na disputa novamente.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile