em

Cinco centímetros do asfalto: PM apreende carro rebaixado

Veículos foi flagrado desviando de imperfeições na via para não raspar assoalho no asfalto

Imagem ilustrativa

Não teve argumento que impedisse a Polícia Militar de apreender, nessa sexta-feira (24), um automóvel VW Gol cuja altura do assoalho, em relação ao solo, era inferior a cinco centímetros.

A situação foi em Rebouças – a cerca de 100 quilômetros de Ponta Grossa – onde, segundo o relato policial, o veículo foi flagrado trafegando de forma que colocava em risco outros veículos e pessoas no trânsito. A equipe fazia o policiamento diante da Praça dos Ferroviários, quando avistou o carro passando pela Avenida Antônio Franco Sobrinho. A suspensão estava visivelmente alterada, porque o assoalho do automóvel enroscava no asfalto, sendo necessário que o condutor realizasse manobras arriscadas para desviar das imperfeições da via.

As normas do Contran preveem que os veículos não podem ter o assoalho a menos de 10 centímetros do plano do asfalto. Clique aqui para conhecer a lei.

A PM fez a abordagem, e constatou que não havia nada de irregular com a documentação do condutor, porém ele não possuía autorização do órgão competente para a alteração feita nas características do veículo. Afirmou que havia feito as mudanças por conta própria.

Carro rebaixado

Dessa forma, o VW Gol foi recolhido ao pátio do 2º Pelotão da PM, já que não possuía condições de transitar em via pública, sem colocar em risco os demais usuários da via. Na verificação, foi constatado que o assoalho e locais de referência para aferição estão a menos de cinco centímetros ou 50 milímetros do plano da via, o que levou à lavratura de notificação e orientação ao condutor sobre os procedimentos para liberação do veículo.

Também há um projeto de lei em tramitação na Câmara dos Deputados, que pode extinguir a necessidade de autorização para ter um carro rebaixado. Clique aqui e saiba o teor do projeto.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.