Uma cidade do Paraná vai ter estudo da Pfizer e será a única brasileira a receber observação especial da empresa norte-americana sobre a imunização de toda a população a partir dos 12 anos de idade contra a covid. O anúncio de Toledo, no oeste paranaense, foi feito em reunião da farmacêutica com o governador Carlos Massa Ratinho Junior.
Para o estudo, a cidade do Paraná vai receber remessa exclusiva de 35.173 doses do imunizante, já autorizada pelo Ministério da Saúde. Esse contingente vai completar a aplicação da primeira dose tanto na população adulta, acima de 18 anos, como em adolescentes de 12 a 17 anos.
O estudo é de natureza observacional e busca analisar o comportamento do Sars-Cov-2 em uma cidade cuja população acima de 12 anos já iniciou a imunização com ao menos uma dose.
“É um motivo de muita alegria ver Toledo, uma cidade muito importante para o Paraná, ter reconhecimento nacional do Ministério da Saúde e do laboratório Pfizer em fazer esse trabalho do avanço da vacinação dos jovens até os 12 anos”, disse o governador Ratinho Junior.
“Paralelamente, a cidade será alvo deste estudo científico que vai acompanhar como a vacinação vai colaborar no combate ao coronavírus. Toledo, com sua capacitação de gestão e boa condução no enfrentamento à pandemia, conseguiu esse reconhecimento de que a cidade deveria receber esse projeto de análise científica”, destacou.
A previsão é que as doses cheguem ao Paraná hoje (25), iniciando a aplicação amanhã (26). O quantitativo vai completar a vacinação com a primeira dose em toda a população de Toledo a partir dos 12 anos, e todas as doses serão aplicadas até a próxima terça-feira (31). Para isso, a Secretaria Municipal de Saúde vai aplicar cerca de 7 mil primeiras doses por dia, contemplando duas idades diariamente.
Pelo menos 50 profissionais de saúde serão mobilizados nos quatro pontos de vacinação, além das equipes de vigilância e saúde e atenção primária da secretaria municipal.
“Esse estudo vai ser importante para avaliar os próximos passos da imunização. Com esses dados, vamos ter condições de estudar como vai se comportar o escudo imunológico nos adolescentes de 12 a 17 anos. Um estudo importantíssimo, que coloca o Paraná em uma situação de destaque”, explicou o secretário estadual da Saúde, Beto Preto.
Tratativas
Os contatos da farmacêutica com Toledo se iniciaram na segunda quinzena de maio e se intensificaram a partir da segunda quinzena de junho. Com o Ministério da Saúde, as tratativas começaram a partir da segunda quinzena de julho, incluindo a vacinação no Plano Nacional da Imunização (PNI).
“A nossa primeira conversa foi através da Universidade Federal do Paraná e, após isso, se seguiram várias reuniões e tratativas de maneira confidencial por aproximadamente 90 dias, até termos a feliz notícia de que estaríamos sediando essa pesquisa”, ressalta a secretária de Saúde de Toledo, Gabriela Kucharski.
Toledo aplicou, até o início desta semana, 124.905 doses de vacinas contra covid. Destas, 89.949 são primeiras doses, 30.598 são segundas doses e 4.358 doses únicas. A população da cidade do Paraná que vai ter estudo da Pfizer é estimada em 142.645 habitantes.