em

Chuvas dificultam execução de obras da prefeitura de Palmeira

Com o prolongamento e excesso dos níveis de chuva que estão sobre a região desde o final do ano passado, as vias urbanas e rurais expressam os resultados da grande quantidade de água que cai sobre os solos.

As chuvas em excesso trazem consigo grande infiltração no solo que com sua capacidade de absorção e drenagem natural saturada, acabam causando problemas como o surgimento de buracos nas vias com asfalto e muito barro nas estradas de terra. “Não depende somente da secretaria de obras a qualidade das vias do nosso município. Nossas equipes desempenham o melhor trabalho. Mas como sabemos Palmeira tem vasta extensão o que dificulta a cobertura instantânea da região”, explica a secretária, Francine Albuquerque.

Além das vias, as estruturas de escoamento da água da chuva não suportam a grande quantidade e acabam rompendo. São obras que canalizam arroios e pequenos córregos abaixo do nível da estrada, que desmoronaram, ao todo são nove obras dessas que passarão por reparos nos próximos dias. “Essas obras são relativamente simples. Pois será realizado a abertura do local e troca das manilhas que canalizam a água. Mas devido a instabilidade do tempo nossas máquinas não conseguem nem entrar para realizar o trabalho”, ressalta Francine.

Não somente as localidades rurais sofrem com isso, os bairros da cidade também apresentam os danos pelo excesso das chuvas. Sendo necessária uma equipe direcionada exclusivamente atuante na operação “Tapa Buraco”, para limpeza de bueiros e concerto das manilhas.

Somado a fatores climáticos a equipe de Obras sofre ainda com o número reduzido de funcionários, que tiram o as férias que tem por direito. Isso acaba exigindo ainda mais esforço e agilidade dos demais da equipe. Executando obras mesmo abaixo de chuva como foi o caso da obra de colocação de cascalho na estrada da localidade de Encruzilhada.

Francine ressalta ainda que tem recebido e dado atenção a cada solicitação que chega até a secretaria, acompanhando de perto e buscando resolver o mais rápido possível. “Todas as chamadas que recebemos são analisadas e checadas. Entendemos que todas as estradas e vias são importantes. Mas nem todo o trabalho depende somente da nossa equipe. Dependemos da qualidade do tempo para executar a obra, assim que as chuvas derem uma trégua nosso trabalho será de atender a todos conforme maior necessidade”, finaliza.

Projeto “Porteira Adentro”

Dentro das melhorias a serem executadas ao longo do ano de 2018, a secretaria de Obras e Infraestrutura ressalta a parceria realizada com a secretaria de Agricultura e Pecuária, onde juntas executarão o projeto “Porteira Adentro”.

O projeto proporciona o fomento de pequenos agricultores e da agricultura familiar, por meio de investimentos nas vias para facilitar a locomoção e acesso de interessados na produção dessas famílias. Assim como elas tenham maior qualidade para transitar pelas vias.

O projeto passa para a fase de estudo da região a ser contemplada com o projeto. “Nossa vontade é de expandir para todo o município. Mas de inicio apenar uma região do interior irá receber o projeto. Para isso a secretaria de Agricultura e Pecuária estará realizando o estudo de qual localidade precisa mais das melhorias”, comenta Francine.

(Foto: Divulgação)

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.