em

Centro terá sete quilômetros de novas vias asfaltadas

O recape asfáltico de vias centrais da cidade segue em andamento, e nesta terça-feira (5) teve início a segunda etapa das obras, com o preparo das vias para o asfalto. Até então, o trabalho de preparo estava sendo feito nos passeios, preparando calçadas e acessos para o asfaltamento. No total, sete quilômetros de vias centrais da cidade serão beneficiadas, com investimento de R$ 3 milhões.

Divulgação

 

Os recursos para a obra provêm do contrato assinado entre o município e a Agência de Fomento do Paraná, que compõe o Sistema de Financiamento de Ações nos Municípios do Estado do Paraná – SFM em parceria com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano. “Esta é uma grande conquista para nossa cidade, com um investimento em pavimentação das grandes vias centrais e nos bairros, dando melhorias de condições de tráfego aos munícipes”, comemora a prefeita Angela Mercer de Mello.

O asfaltamento acontece em duas etapas: a primeira prevê os quatro quilômetros iniciais, que já estão em obras. Em dezembro, foi realizado o processo licitatório para a pavimentação asfáltica de mais três quilômetros de ruas centrais da cidade, totalizando sete quilômetros de vias que receberão a melhoria sobre a pavimentação poliédrica, levando melhores condições de tráfego. A empresa vencedora do pregão para ambas as etapas da obra foi a Antonio Moro & Cia Ltda.

O prazo previsto de execução é de quatro meses. “Esta segunda etapa da obra vai ampliar ainda mais o recape de vias em nossa cidade, oferecendo melhoria da mobilidade urbana tanto para motoristas quanto para pedestres, uma vez que engloba a implantação de rampas com acessibilidade para cadeirantes, sinalização de trânsito horizontal e vertical, além da renovação e adequação do pavimento de calçadas e vias”, destaca o secretário de Planejamento, Janderson Bonasso.

No mês passado, foram iniciadas as obras da primeira etapa do recape asfáltico. “O trabalho de preparo está bastante avançado, com a preparação das vias e meios fios, acessos e galerias, para nos próximos dias iniciar a pavimentação propriamente dita”, destaca o secretário. Nesta duas etapas, foram beneficiadas as ruas que já possuíam a estrutura necessária para o recape asfáltico. “A preferência de recape em contraposição à pavimentação de novas ruas foi definida considerando que 90% das vias urbanas apresentam pavimento poliédrico, enquanto os demais 10% estão situadas em áreas de periferia, não apresentando infraestrutura básica, como rede de esgoto e galerias de águas pluviais, onerando a pavimentação asfáltica nesses trechos”, esclarece o secretário.

Confira as ruas beneficiadas pelo projeto de recape asfáltico – 1ª FASE:

-Rua Coronel Telêmaco Borba: trecho entre a Rua São Vicente de Paula e a Rua dos Padre Redentoristas ou Ana Beje. Extensão: 1.424,02 m

-Rua Guataçara Borba Carneiro: trecho entre a Rua Manoel Bento dos Santos (ou Carlos Bueno) e a Rua Victor Taques Bilé. Extensão: 485,18 m

-Rua Victor Taques Bilé: trecho entre a Rua Guataçara Borba
Carneiro e a Avenida Manoel das Dores. Extensão: 438,68 m

-Rua Tenente Coronel Florentino: trecho entre as Rua Guataçara
Borba Carneiro e a Avenida Manoel das Dores. Extensão: 423,80m

-Rua Frei Gaudêncio: trecho entre a Rua Coronel Telêmaco Borba e a Rua Herbert Mercer. Extensão: 80,16 m

-Rua Coronel Espírito Santo: trecho entre a Rua Coronel Telêmaco Borba e a Rua Herbert Mercer. Extensão: 77,43 m

-Alameda Antonio B. de Macedo: Trecho entre a Rua Coronel Telêmaco Borba e a Rua Herbert Mercer. Extensão: 73,60 m

Confira as ruas beneficiadas pelo projeto de recape asfáltico – 2ª FASE:

-Rua Reginaldo Guedes Nocera: trecho entre a Rua Coronel Augusto Santos e a Rua Martimiano B. Carneiro. Extensão: 1.129,10m

– Rua Frei Gaudêncio: trecho entre a Avenida Manoel das Dores e a Avenida Fabio Fanucchi. Extensão: 458,04m

– Rua Coronel Espírito Santo: trecho entre a Rua Herbert Mercer e a Avenida Manoel das Dores. Extensão: 366,09 m

– Rua Machadinho: trecho entre a Praça Leopoldo Mercer e Rua Reginaldo Guedes Nocera. Extensão: 223,43 m

– Rua Pedro Pitela: trecho entre a Avenida Manoel das Dores e Rua Almeida Taques. Extensão: 336,72m

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.