em

Casal do PR coleciona aventuras em viagem de kombi por 5 países

Daphine e Marcelo foram das areias do Jalapão às montanhas do Peru

Foto: Divulgação

Sabe aquela ideia de botar o pé na estrada, meio sem destino e com a companhia certa? A maioria só imagina isso, mas Daphine Augustini (29) e Marcelo Simões (28) decidiram não perder tempo só pensando. O casal de artistas curitibanos mandou personalizar uma kombi, cobrindo o veículo com desenhos e pinturas que têm tudo a ver com essa viagem. “Sacica”, como foi apelidado o automóvel, também foi equipada para servir de moradia. E assim, com o estritamente necessário, os três (Daphine, Marcelo e Sacica) percorreram cinco países.

Viagem de kombi

Daphine é jornalista, mas decidiu viver exclusivamente do artesanato. Marcelo já era malabarista profissional quando se uniram, oito anos atrás. Juntos, amadureceram a ideia de viver viajando. O Trabalho de Conclusão de Curso de Daphine foi um livro-reportagem feito a partir de viagem de fusca ao cinco menores municípios do estado. A aventura foi o embrião para a empreitada maior.

Ar rarefeito e frio das montanhas foram vencidos com a kombi ‘Sacica’

Ao longo dos últimos seis anos, eles percorreram 24 unidades federativas do Brasil (faltaram apenas Rio Grande do Sul, Roraima e Amapá), passando, em sua viagem de kombi, por lugares exuberantes como as areias do Jalapão e as florestas da Amazônia. Também estiveram na Colômbia, no Peru, no Equador e na Bolívia.

Marcelo e Daphine se dedicaram à arte de rua para realizar o sonho de viajar longas distâncias

Foram cerca de 80 mil quilômetros rodados, em tarefa que exigiu planejamento. “Foi preciso muita pesquisa, porque são diferentes estações climáticas e estradas. Tem estradas que, em determinadas épocas do ano, ficam inundadas”, explica Daphine.

Diferentes temperaturas, vegetações e estradas fizeram parte do roteiro de viagem

Disparidades

A viagem de kombi também serviu para conhecer as desigualdades sociais existentes no Brasil, que é, paradoxalmente, “muito rico em termos de cultura e gastronomia, e com um povo acolhedor, alegre e autêntico”, diz. “Estar em cada um desses lugares é uma aula prática de economia, história, geografia e psicologia”.

Durante a viagem, Daphine e Marcelo presenciaram mais de 2 mil vezes o pôr-do-sol em diferentes lugares

Alerta de perrengue

Cheia de altos e baixos, a viagem foi narrada com fotos e postagens no Facebook do casal, que não deixou de expor os “alertas de perrengue”. De forma bem humorada, eles registraram problemas mecânicos e humanos enfrentados durante o desafio ao qual propuseram enfrentar.

Ao trabalho

Para que a proeza de viver viajando desse certo, Daphine e Marcelo viveram do artesanato e da arte nos semáforos. Marcelo mostrou o que sabia fazer com os malabares. Daphine deixou o salário de jornalista para trás e passou a produzir, ao lado de Marcelo, pulseiras, brincos, e outros itens que vendiam nos lugares por onde passavam. Em contato com outros artistas de rua, trocavam materiais e experiências e, com isso, aprenderam diversas técnicas novas e ampliaram seu estoque com cristais e moedas, itens aromáticos e objetos raros.

Sacica à venda

Só que agora, o casal decidiu vender a kombi-home. O plano agora é ir para a Europa, estudar inglês por lá e fazer economias para poder iniciar mais uma sequência de viagens, agora em outro continente. Para isso, a Sacica será vendida.

“Bom, nós já viajamos muito com ele e agora pretendemos mudar de continente e continuar nossa vida nômade mais longe”, revela Daphine no post em Instagram, onde anuncia a decisão de passar o veículo adiante. “Precisamos conectar esse veículo maravilhoso a outras pessoas que queiram viver um sonho igual nós vivemos com ela”, diz.

A kombi foi comprada em um leilão de veículos da Prefeitura de São José dos Pinhais, e adaptada com estrutura para se tornar uma moradia-móvel. O teto, por exemplo, é retrátil para oferecer mais espaço interno. Um casal de grafiteiros, Gardpam, de Colombo, decorou a lataria. Para os interessados, o veículo está em Curitiba, onde pode ser conferido de perto.

Foto: Divulgação

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.