em

Carga de farinha que seria distribuída no PR é apreendida com insetos e dejetos de ratos dentro

Carga de 52 toneladas de farinha de trigo com grande quantidade de insetos, urina e dejetos de ratos misturados ao produto, é apreendida em Foz do Iguaçu.

Uma carga de 52 toneladas de farinha de trigo, que seria comercializada e consumida no Brasil, foi apreendida em Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, com uma grande quantidade de insetos, urina e dejetos de ratos misturados ao produto, na tarde desta quinta-feira (4). A interceptação do produto, que seria usado para consumo humano, aconteceu durante uma fiscalização de rotina no Porto Seco Multilog.

A carga era originária da Argentina. Além da farinha “batizada”, apresentava várias irregularidades, como umidade, o que já torna a mercadoria imprópria para o consumo. O montante estava armazenado em duas carretas e equivale a cerca de 10,4 mil pacotes de 5kg de farinha de trigo – como os pacotes vendidos nos supermercados.

A farinha de trigo apreendida teria como destino, possivelmente, indústrias e panificadoras do Paraná. Após embalada, estaria disponível ao consumidor em estabelecimentos comerciais. Os insetos encontrados serão enviados ao laboratório, para identificação da espécie. “Se for constatado risco para a agricultura brasileira, a carga é imediatamente devolvida ao país de origem. Esta mercadoria apreendida hoje será devolvida à Argentina e o exportador poderá optar pela sua destruição.”, explica o auditor fiscal federal agropecuário (affa), Marcelo Tursi, que atua nos postos do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) na região da fronteira.

*Leia a matéria completa no portal Ric.com, parceiro de conteúdo do DCmais.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.