em

Carambeí escolherá entre cinco nomes: Marinho (PSD), Elisângela (PSB), Pedro Ivo (PROS), Rickli (PSDB) e Patrícia (Avante)

Cidade com quase 23 mil habitantes terá novo nome no comando

Marinho (PSD), Elisângela (PSB), Pedro Ivo (PROS), Rickli (PSDB) e Patrícia (Avante)

Vizinha de Ponta Grossa, a cidade de Carambeí, com quase 23 mil habitantes, vai escolher entre cinco candidatos à Prefeitura nas eleições 2020. O atual mandatário, Osmar Blum (PSD), não pode se reeleger. Assim, os postulantes no dia 15 de novembro são Marinho Avais (PSD), Elisângela Pedroso (PSB), Pedro Ivo (PROS), Osmar Rickli (PSDB) e Patrícia Kremer (Avante).

A situação apoia Mário José Avais de Mello Filho: Marinho Avais, de 45 anos. Ele está no Partido Social Democrático (PSD) – legenda do governador Ratinho Júnior. O candidato foi secretário municipal da Saúde nas duas gestões de Blum. Morador de Carambeí, Marinho é natural de Piraí do Sul e filho do médico Dr. Mário Avais de Mello, que atua em território piraiense.

A coligação dele leva o nome de ‘Avança Carambeí’ e está ao lado de PTB, PL e DEM. O Democratas ficou responsável pela nomeação do vice Diego Silva, de 31 anos. O administrador vem ganhando espaço no cenário da política local e é presidente da Câmara de Vereadores há dois anos. Foi eleito pelo PR, em 2016, com 315 votos.

Quem tenta novamente chegar ao posto mais alto da administração é a professora Elisângela Pedroso, de 39 anos, do PSB. Nascida em Ponta Grossa, mas criada na cidade vizinha, ela é filha do ex-prefeito Alci Pedroso. Em 2012 foi a vereadora mais votada com 489 votos. Na eleição seguinte tentou chegar ao executivo e terminou na segunda posição com 3.763 votos. De 2017 até a metade deste ano assessorou nos Campos Gerais o deputado estadual Romanelli.

Ela tem como vice o ex-presidente da Câmara Municipal Jeverson Gomes, do PDT. O professor de geografia formado na UEPG tem 43 anos e é conhecido por ser o vereador mais votado da história do município, com 817 votos válidos em 2016. Ele está no segundo mandato e agora faz parte da coligação ‘Nossa Terra, Nossa Gente’, que conta com PSB, PDT, MDB e PSL.

O partido que faz uma chapa ‘pura’ em Carambeí é o PROS: Partido Republicano da Ordem Social. Pedro Ivo Bueno, de 45 anos, carrega a meta de chegar ao comando da administração pública. Foi o vereador mais votado em 2008, encerrando o pleito com 479 votos. Nos anos seguintes fechou as eleições com 127 e 164 votos, respectivamente. Pedro atua como empreiteiro.

O vice escolhido, Alex Sandro Teixeira, não tem participação ativa na política e é mecânico de profissão, mas também carrega o ofício de pastor na religião. Ao lado de Pedro Ivo no PROS, ele forma a coligação que leva o nome de ‘A Verdadeira Mudança’.

O PSDB também tenta ascender à Prefeitura na cidade vizinha. Novamente o nome que está à frente da candidatura é do ex-prefeito Osmar Rickli, de 68 anos. O empresário fundador do Grupo Rickli comandou Carambeí entre 2005 e 2012. Tentou voltar ao poder em 2016, mas terminou a eleição como terceiro colocado, com 1.821 votos válidos.

Em convenção, o partido estabeleceu que a também tucana Arina Anna Kuipers Aardoom será a vice, formando a coligação “Fé, Esperança e Renovação”. Arina foi secretária de Assistência Social de Rickli anteriormente. Entre as chapas do município, esta é a única que não tem nomes vinculados à Câmara Municipal.

Quinta candidatura

Na tarde des quarta-feira (23), a ex-vereadora Patrícia Kremer, do Avante, protocolou no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a candidatura à Prefeitura de Carambeí. O nome dela está registrado no sistema de divulgação de candidaturas. Kremer, de 44 anos, foi a vereadora mais votada nas eleições em 2004 e permaneceu no cargo em 2008.

A administradora terá como vice a artesã Sílvia Maria de Oliveira, de 51 anos. Natural de Quirinópolis (GO), a vice também pertence ao Avante, que terá chapa ‘pura’ nas eleições deste ano, com o nome de “Avante, Carambeí! Chega dos mesmos!”.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.