em

Campanha reduz pela metade aplicações de agrotóxicos nas lavouras de soja

O monitoramento da campanha ocorre em 148 Unidades de Referência com plantio de soja / Foto: Divulgação

Pelo segundo ano consecutivo os resultados da campanha Plante Seu Futuro, programa da Secretaria da Agricultura e seus parceiros, revelam o avanço no comportamento dos agricultores sobre a necessidade de reduzir o uso excessivo de agrotóxicos nas lavouras e recorrer a esses produtos somente quando for necessário.

O monitoramento da campanha ocorre em 148 Unidades de Referência com plantio de soja, que contam com assistência técnica permanente. Os resultados referem-se à safra 2014/15, que está sendo colhida.

A aplicação de inseticidas caiu mais de 50% nas unidades de referência, acompanhadas pela assistência técnica da Emater. Além da redução da aplicação de agrotóxicos, o comportamento mais relevante é o adiamento da primeira aplicação nos cultivos de soja nas Unidades de Referência. “Isso significa que o agricultor assistido por um técnico está gastando menos com a compra desses produtos, o que eleva sua renda em relação aos demais e o auxilia na prática de uma agricultura mais sustentável”, disse o secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, durante reunião com o Comitê Gestor da campanha, realizada nesta terça-feira (24).

“Além disso, tem a redução do impacto ambiental, uso mais adequado dos recursos nas lavouras e prática de uma assistência técnica com consciência”, complementou o secretário. Para Ortigara, a campanha revela um dado interessante que é a aproximação dos produtores rurais com os técnicos, tirando o caráter de pacotes tecnológicos automáticos sobre as lavouras.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.