Menu
em

Caminho do Itupava reabrirá, mas com ressalvas

IAT reabre Caminho do Itupava para visitação com Termo de Conhecimento de Risco assinado. Foto: Divulgação / IAT

O Caminho do Itupava voltará a receber visitantes, mas desde que um Termo de Conhecimento de Risco seja assinado por quem deseja fazer a trilha. O local foi interditado para a prática de atividades de turismo e aventura no início de 2021, por oferecer riscos de acidentes devido a danos causados por fortes chuvas.

Para preencher o documento basta baixá-lo na página inicial do site da Sedest. A liberação da trilha pelo Instituto Água e Terra (IAT) foi oficializada pela Portaria nº 127/2022 e realizada a pedido dos montanhistas.

As pontes danificadas no Caminho do Itupava ainda estão em processo de reestruturação. Elas foram sinalizadas e as pessoas devem passar por dentro do rio, até que sejam reparadas.

Só será permitida a entrada pela portaria oficial do parque. A orientação é chegar à Unidade de Conservação com o Termo Conhecimento de Risco impresso e assinado. O documento está no anexo I da Portaria nº 127/2022.

Segundo o diretor de Patrimônio Natural do IAT, Rafael Andreguetto, o local tem um grau de dificuldade alto e sua reabertura foi um grande anseio da população. “Tivemos muitos pedidos para a reabertura, principalmente de amantes da trilha, mas tomamos essa decisão com muita cautela”, destacou.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile