em

Bombeiros já registraram 1,2 mil resgastes de pessoas no Litoral do Paraná

(foto: AEN)

A temporada 2023/2024 do Verão Maior Paraná tem sido de trabalho intenso para os guarda-vidas no Litoral. Os números mostram que as ações e ocorrências registradas pelos bombeiros militares nesses 33 dias de atuação na orla paranaense já equivalem e em alguns casos superam, estatisticamente, a operação realizada em toda a temporada do ano passado, que teve duração de 71 dias.

O número de salvamentos – que inclui o resgate de pessoas que estão com dificuldades dentro da água e também o socorro a quem já está em processo de afogamento – chegou a 1.237.

Dado semelhante ao da totalidade da operação de 2022/2023 no Litoral, quando houve 1.275 notificações deste tipo. Considerando apenas os registros do mesmo período entre as duas temporadas, o salto é de 42%. Nos primeiros 33 dias de atuação do ano passado, houve 871 salvamentos.

Os afogamentos, por exemplo, já superam os números de 2022/2023, tanto na comparação com o mesmo período de 33 dias quanto no total acumulado em toda a operação anterior. Desde o início do Verão Maior Paraná, em 16 de dezembro, foram retiradas do mar 112 pessoas em situação de emergência, aumento de 166% em relação ao mesmo período do ano anterior, que teve 42 ocorrências. As notificações apenas no período analisado já superam em 55% o somatório final da temporada 2022/2023, que foi de 72 casos.

Número de óbitos

A maior incidência de afogamentos não elevou o número de óbitos. Na atual edição do Verão Maior Paraná são cinco mortes decorrentes desse tipo de incidente, quatro no mar e uma em piscina.

No mesmo período da última temporada, foram oito. Todas as vítimas estavam em locais sem proteção permanente de guarda-vidas, o que reforça a importância de entrar na água somente nesses espaços, que são demarcados por bandeiras bicolores, amarelas e vermelhas.

Crianças perdidas

Outro ponto que vem chamando a atenção nessa temporada no Litoral é a quantidade de crianças localizadas pelos bombeiros após se perderem dos familiares. Ao todo, 585 meninos e meninas precisaram de ajuda para reencontrar seus responsáveis. O número é 44% superior ao do mesmo período do ano passado (406) e já acima também de toda a edição 2022/2023 do Verão  Maior Paraná, quando 547 crianças haviam sido encontradas.

Leia mais: Saiba quais tipos de veículos não pagam IPVA no Paraná

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.