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Bom momento da soja aumenta movimentação em Paranaguá

A alta do dólar e o preço da saca de soja estão provocando uma corrida dos exportadores aos portos brasileiros, inclusive ao de Paranaguá. No primeiro quadrimestre, o terminal paranaense exportou 3 milhões de toneladas de soja, volume 68% superior ao exportado no mesmo período do ano passado. Também foram escoadas 1,6 milhão de toneladas de farelos de soja, volume 23% superior ao registrado em 2011.  

O dólar está apresentando a melhor cotação dos últimos três anos, ultrapassando o patamar de R$ 2 pela primeira vez desde julho de 2009. Ao mesmo tempo, o preço pago pela saca de soja em Paranaguá é o melhor da história e já ultrapassou R$ 60. Paralelamente, o prêmio pago pela soja exportada pelo porto paranaense na bolsa de Chicago está em US$ 0,74, o melhor dos últimos três anos. O prêmio é pago pelos compradores para estimular a exportação, quando há suspeitas de que pode faltar produto no mercado. 

De acordo com o superintendente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina, Luiz Henrique Dividino, quando há um alinhamento de valores positivos no mercado de commodities, as transações comerciais são aceleradas e tem-se uma corrida para os portos. “Na busca por melhores resultados, os exportadores e tradings analisam rotineiramente o comportamento dos mercados, buscando oportunidades para comprar ou vender seus produtos na melhor época. E no caso da soja, o momento é agora”, disse.

MOVIMENTO – Nesta segunda-feira (21), 51 navios aguardavam para atracar, 25 no corredor de exportação. Esta situação pode ser observada também nos portos vizinhos. Em Santos (SP), o relatório de navios apontava 76 navios aguardando atracação; em São Francisco do Sul (SC), nove; e no Porto de Rio Grande (RS), 20 navios aguardavam para atracar.

Em Paranaguá, os navios em espera estão distribuídos em 20 berços de atracação. O Porto conclui a operação de aproximadamente 10 navios por dia, mas o número de embarcações que chegam pode ser superior, num movimento dinâmico que torna variável o período de espera. 

O tempo de espera varia também de acordo com o tipo de carga. “Neste momento, quando temos todos os eventos comerciais favoráveis e os produtores e tradings buscando resultados, forma-se esta corrida aos portos. Hoje, o tempo de espera hoje pode chegar a 30 dias em função desta corrida pela carga. O Porto de Paranaguá pode atender seis navios simultaneamente, reagindo rapidamente no carregamento dos grãos”, explica Dividino.

O Porto de Paranaguá tem hoje a operação mais versátil de todos os portos brasileiros. No corredor de exportação são oito armazéns interligados ao cais de atracação – seis privados, um público e os armazéns de entreposto do Paraguai. O sistema permite carregar cargas de diversas empresas, origens ou até países diferentes num mesmo navio, o que assegura que os exportadores busquem a melhor técnica e a racionalização das operações. São fatores que também ajudam a atrair cargas e navios para o Porto de Paranaguá.

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