em

Bolsonaro recebe homenagem na ALEP: veja como cada deputado votou

Foto: Divulgação

A Assembleia Legislativa do Estado do Paraná aprovou o projeto de lei 221/2023, que concede ao ex-presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, o título de Cidadão Honorário do Paraná.

A matéria foi aprovada em primeiro e em segundo turnos nas sessões plenárias realizadas nesta terça-feira (28). Com a dispensa de votação da redação final aprovado, o projeto segue para sanção do Governador Ratinho Junior.

O texto é assinado originalmente pelo deputado Ricardo Arruda (PL) e tem como co-autores os estão os deputados Gilberto Ribeiro (PL), Delegado Jacovós (PL), Gilson de Souza (PL), Soldado Adriano José (PP) e Marcel Micheletto (PL).

De acordo com Arruda, a honraria irá homenagear o ex-presidente da república, Jair Messias Bolsonaro, pelo brilhante desempenho como político brasileiro e maior representante da direita no Brasil. A expectativa para a entrega da homenagem será no próximo dia 15 de dezembro, na Assembleia.

“Bolsonaro foi o melhor presidente que este país já teve. Foi um despertar da direita, que é nítido quando vemos ele caminhando pelas ruas e recebendo o carinho das pessoas. Nosso país estava em constante crescimento em sua gestão. Ele é amado pelos paranaenses e merece todas as homenagens”, explicou Arruda.

Oposição protestou contra o PL

Sob protestos e manifestações de repúdio dos deputados do Bloco PT/PDT, que formam a bancada de Oposição, a Assembleia Legislativa aprovou o título de Cidadão Honorário ao ex-presidente Jair Bolsonaro.

Da tribuna, o líder da Oposição, deputado Requião Filho (PT), repudiou a proposta. “Tem coisas mais importantes para debatermos aqui. Não se preocupam com o aumento de impostos, geração de empregos, com a saúde, mas sim com esse discurso eleitoreiro, com essa polarização”.

Presidente estadual do PT, Arilson Chiorato ressaltou que Bolsonaro não cumpre nenhum requisito exigido no Regimento Interno para a concessão de título de cidadania honorária, como ação destacada em filantropia; contribuição ao desenvolvimento das ciências, letras e cultura e biografia com registro de postura ética ilibada e respeito à democracia e às instituições.

Votação

Ao todo, 37 parlamentares votaram. Na primeira votação, 29 votaram a favor e 8 contra. Na segunda votação, o projeto recebeu 28 votos favoráveis e 9 contrários.

Confira como votou cada deputado para conceder o título de Cidadão Honorário ao ex-presidente Jair Bolsonaro:

Leia mais: Shein, Shopee e AliExpress devem ter maior taxação, diz Governo

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.