em

Bezerro nasce com duas cabeças em cidade do Paraná; confira

Foto: Reprodução

Um bezerro nasceu com duas cabeças, na região de Laranjeiras do Sul, Centro-Oeste do Paraná. A médica veterinária, Amanda Civa, foi a responsável por auxiliar o parto do bezerro, que ainda ficou vivo por alguns minutos. O caso aconteceu em março deste ano, mas começou a viralizar nas redes sociais recentemente.

Bezerro com duas cabeças

A má-formação em animais é uma ocorrência rara, mas que pode afetar diferentes espécies, inclusive bovinos. No caso em questão, a Dicefalia é uma anomalia genética caracterizada pela duplicação e separação total das estruturas faciais e do encéfalo, formando duas cabeças em um corpo só.

Embora a causa exata da Dicefalia não seja conhecida, sabe-se que ela pode ser causada por fatores genéticos e ambientais, como a ingestão de substâncias tóxicas, falta de vitaminas, infecções pré-natais, defeitos cromossômicos, entre outros.

Caso na região

A médica veterinária, Amanda, é formada há quatro anos, trabalha como autônoma, atuando no campo e prestando assistência veterinária para fazendas. Ela foi chamada para atender uma vaca que estava tendo dificuldades para parir na região da BR-277, próximo ao Campo Mendes. Após realizar o parto normal, descobriu a má-formação.

“Infelizmente, a duplicidade de cabeça, pescoço, cérebro e medula torna essa má-formação incompatível com a vida. No caso em questão, o bezerro nasceu com duas cabeças vivas, mas cerca de vinte minutos após o parto, ele entrou em óbito”, explicou Amanda. “É importante ressaltar que essa má-formação não é exclusiva dos bovinos e pode afetar diferentes espécies animais, inclusive seres humanos”, completou a médica.

Ocorrência

Outros casos como este já foram registrados no Brasil, porém é raro encontrar má formações como esta. “Principalmente por se tratar de uma Dicefalia completa, que gera dois indivíduos em apenas um corpo”, afirma.

Leia a matéria completa no portal Correio do Povo do Paraná, parceiro do DCmais.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.