em

Barcímio Sicupira, ídolo do Athletico, morre aos 77 anos

Foto: Miguel Locatelli/Site Oficial

O maior artilheiro do Athletico Paranaense e ídolo da torcida rubro-negra, Barcímio Sicupira Júnior tinha 77 anos e faleceu no domingo (7), em sua residência, em Curitiba. Ele se recuperava de uma cirurgia no pulmão. A Prefeitura de Curitiba decretou luto oficial de um dia pela morte do ex-jogador.

“Perdemos hoje o lendário jogador de futebol Barcímio Sicupira, um orgulho de Curitiba e um dos grandes nomes do futebol paranaense. Vá em paz bom amigo. Descanse em paz”, afirma o prefeito de Curitiba Rafael Greca. 

Sobre Sicupira:

Como atleta, Sicupira defendeu o Athletico por oito temporadas e é considerado o maior artilheiro do clube paranaense, com 158 gols marcados, muitos inesquecíveis pela habilidade e beleza. Depois de encerrar a carreira de atleta, foi treinador do clube por um curto período e seguiu, por décadas, como profissional de rádio, televisão e da mídia impressa. No mês passado, o ex-jogador recebeu da Casa o título de Cidadão Benemérito do Paraná.

Foto: Miguel Locatelli/Site Oficial

Como meia-atacante, Barcímio Sicupira iniciou a carreira em 1962, no Ferroviário. Dois anos mais tarde, se transferiu para o Botafogo, onde jogou ao lado de outras lendas do futebol brasileiro, como Garrincha, Zagallo e Jairzinho. Entre 1967 e 1968 defendeu as cores do Botafogo de Ribeirão Preto. No final daquele ano, foi contratado pelo Athletico Paranaense.Barcímio Sicupira defendeu as cores do rubro-negro por um total de sete anos, com uma rápida passagem pelo Corinthians, por empréstimo, em 1972. Se aposentou em 1975, aos 31 anos.O ex-meia-atacante é até hoje o maior artilheiro da história do Athletico Paranaense, com 158 gols. Ganhou o apelido de “Craque da 8”, em alusão ao número da camisa que vestia. Sicupira formou-se em Educação Física e, por um período, trabalhou como professor. Desde 1999 atuava como comentarista esportivos em emissoras de televisão e rádio de Curitiba, como a Banda B, pela qual participou da cobertura de quatro Copas do Mundo.

Foto: Miguel Locatelli/Site Oficial

Velório:

O velório do ex-jogador acontece neste segunda-feira (8) na Arena da Baixada em Curitiba. Pela manhã (6h às 10h), a despedida será reservada apenas para familiares e amigos mais próximos. A partir das 10h às 16h, torcedores e o público em geral terão a chance de se despedir. O corpo será cremado no Crematório Vaticano, em Almirante Tamandaré.

O governador Carlos Massa Ratinho Junior expressou pesar pela morte do ex-jogador e comentarista esportivo Sicupira :

“Domingo triste para o esporte paranaense com o falecimento de Sicupira, ídolo no Paraná e admirado em todo o Brasil. Um homem que deixou marca no nosso futebol e ajudou a fortalecê-lo no País”, disse Ratinho Junior.

“Tenho grande carinho por Sicupira e, como atleticano, também o tinha como um ídolo. Torcedores do Coritiba, do Paraná Clube, Londrina, Operário, Cascavel e todos os que gostam do bom futebol o admiravam”, afirmou, lembrando que, como comentarista e cronista esportivo, Sicupira deixou sua marca também no rádio paranaense.

“Minha condolência à família, aos fãs e admiradores e, sobretudo, meu agradecimento a Sicupira, que ajudou nosso futebol a se consolidar e a ser a potência que é hoje”, afirmou.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.