em

Avião aterrissa com atraso por problema no trem de pouso

Uma aeronave da Azul Linhas Aéreas, que fazia a rota Curitiba-Maringá, apresentou problemas na manhã desta quarta-feira (9) enquanto sobrevoava o norte do Paraná. O ATR 72-600, ocupado por 68 passageiros, sinalizou ao piloto falha no sistema do trem de pouso, o que obrigou a tripulação a adotar medidas de segurança máxima até a aterrissagem no Aeroporto de Maringá. A chegada teve atraso de quase uma hora. O modelo do avião é o mesmo que faz a rota de Ponta Grossa a Campinas.

Conforme nota da Azul, a aeronave que cumpriu o voo AD2733 apresentou indicação de problema técnico durante o procedimento de aproximação para pouso. O piloto então seguiu os procedimentos operacionais previstos e aterrissou às 10h48 em Maringá – 58 minutos depois da previsão de chegada. Corpo de Bombeiros e Samu prestaram suporte no aeroporto, mas não houve feridos.

Avião da Azul sofre problemas para pousar em Maringá — Foto: Flightradar24/Reprodução
 Foto: Flightradar24/Reprodução

“O pouso do avião e o desembarque dos Clientes ocorreram em segurança e sem intercorrências. A Azul destaca que está prestando toda a assistência necessária, conforme previsto na resolução 400 da Anac, lamenta os aborrecimentos causados aos seus Clientes e reforça que medidas como essa são necessárias para garantir a segurança de suas operações”, disse a companhia em nota.

De acordo com autoridades, o painel do piloto teria mostrado que o trem de pouso frontal não estava acionado. A partir de então, a tripulação abortou o procedimento de aterrissagem e passou a voar em círculos pelo norte do estado. Na sequência, a torre de controle conseguiu visualizar que o equipamento estava em funcionamento e autorizou o pouso em Maringá.

Saiba Mais

ATR-72

O ATR-72 é uma aeronave comercial de propulsão turboélice de origem francesa e italiana. Ele é voltado especialmente para o transporte aéreo regional de passageiros. O avião é adaptado para operar em pistas de pouso reduzidas, como é o caso de Ponta Grossa e outras cidades do interior paranaense.

Apesar de despertar medo por conta das hélices, o ATR é considerado por especialistas um avião moderno e seguro. Ele possui os mesmos recursos de aviões a jato, mas com velocidade final inferior, o que proporciona a operacionalização em aeroportos menores.

ATR-72 – Wikipédia, a enciclopédia livre

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.