Menu
em

Autódromo de Curitiba irá se transformar em bairro projetado por Jaime Lerner

Sonho de Jaime Lerner vai ser construído no Autódromo Internacional de Curitiba (Imagem: Divulgação)

Curitiba vai ganhar um novo bairro totalmente planejado, que será o maior projeto imobiliário do estado do Paraná. Assinado pelo urbanista Jaime Lerner, o projeto será apresentado nesta quinta-feira (7), na Ópera Arame, com a presença de autoridades políticas.  No evento de apresentação, a empresa responsável pelo empreendimento vai contar como a ideia surgiu em um jantar com o próprio Lerner, e como foi o processo de concretizar o sonho do urbanista.

Detalhes do projeto

O bairro parque é um desenho de requalificação urbana onde funcionava o Autódromo Internacional de Curitiba, com área de 560 mil metros quadrados, dos quais 130 mil m² (cerca de 20 campos de futebol) são de áreas verdes e de lazer. O espaço mescla ainda áreas de uso residencial, comercial e serviços, além da área pública. O

O bairro parque está localizado a 15 minutos do centro da capital, a 10 minutos do Jardim Botânico e a 25 do Aeroporto Internacional de Curitiba, e próximo a hospitais, shoppings e escolas de referência.

PARC Autódromo

O bairro parque será construído em uma área privada que foi adquirida há mais de seis anos na grande Curitiba. A maior parte desta área será dedicada ao uso residencial e à área comercial, que incluirá um shopping a céu aberto, com mais de 200 lojas.

O novo empreendimento terá mais de 40 torres residenciais e corporativas, além de 300 terrenos para casas.

O novo eixo comercial do PARC Autódromo englobará farmácias, padarias, supermercados, escolas, lojas de departamento, clínicas e consultórios, além de um hub de inovação e ecossistema criativo. Entre as opções de lazer estão: parque com lago, arena esportiva multiuso, academia, playgrounds, áreas para pets e um mercado gastronômico, além dos 4 km do circuito do autódromo que foram preservados para práticas de ciclismo e corridas.

Legado de Jaime Lerner

O ex-governador Jaime Lerner, que faleceu em maio de 2021 aos 83 anos, deixou um legado cultural no Paraná, além das realizações no urbanismo de Curitiba e do Estado. Lerner deixou um legado na transformação da paisagem urbana de Curitiba com a preservação e valorização da história e da cultura locais. Em seu último mandato como governador do Paraná (1999-2002), idealizou a construção do Museu Oscar Niemeyer, inaugurado oficialmente no dia 22 de novembro de 2002. O Museu do Olho, como ficou conhecido não só no País, mas também no Exterior, se transformou em um símbolo de Curitiba e um dos locais mais visitados da Capital por turistas e pela população local.

O arquiteto ainda assina outros legados que transformaram profundamente a paisagem, a identidade urbana e as gerações que nasceram ou viveram em Curitiba desde a década de 1970. Os destaques são a Ópera de Arame, a UNILIVRE, a Rua 24 Horas, o Jardim Botânico e o Museu Botânico, e os parques São Lourenço, Tingui e Tanguá. 

O ex-governador Jaime Lerner deixou um legado cultural no Paraná Foto: Arnaldo Alves / ANPr.

Leia mais: Veja a programação de obras nas rodovias da região para esta quarta (6)

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Deixar uma Resposta

Sair da versão mobile