em

Aumento do gás natural não será repassado integralmente no PR, mas alta será de 21,2%

Foto: AEN/2019

 A Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Paraná (Agepar) aprovou, nesta quinta-feira (6), proposta da Companhia Paranaense de Gás (Compagás) que prevê o repasse apenas parcial do aumento de 39% no preço do gás definido pela Petrobrás

Assim, o percentual aplicado será de 21,2%, atualizando o preço do gás para R$ 1,5674/m³ (um real, cinco mil, seiscentos e setenta e quatro décimos de milésimo de real por metro cúbico), a vigorar entre maio e agosto de 2021.

De acordo com a Coordenadoria de Energia e Saneamento (CES) da Agepar, “a adoção parcial da variação do preço do gás pode contribuir, a curto prazo, com a competitividade do setor industrial paranaense, ao dispor de insumos relativamente mais baratos que indústrias de outros Estados, em que ocorra o repasse integral”.

Nova atualização da tarifa deve ocorrer no fim do período, em agosto, com o repasse ordinário semestral.

“O repasse apenas parcial da variação do preço do gás natural às tarifas foi uma alternativa proposta pela Compagas à Agência Reguladora, com objetivo de minimizar, momentaneamente, o impacto do reajuste aos consumidores, mantendo a competitividade do gás canalizado. Esse reajuste das tarifas será aplicado já neste mês de maio. Como se trata de um repasse parcial do novo custo do gás pago pela Compagas à Petrobras, as diferenças serão acumuladas para o repasse semestral ordinário no mês de agosto, conforme previsão do mecanismo da Conta Gráfica”, afirma a Compagas, em nota enviada à imprensa.

“A Companhia esclarece, finalmente, que os recentes aumentos do custo do gás não trazem qualquer benefício para esta distribuidora e que, pelo contrário, acarretam potencial perda de competitividade do gás natural em relação aos outros combustíveis. A Compagas, assim como qualquer outra distribuidora estadual, é remunerada pela prestação do serviço de distribuição”, completa a nota oficial.

Todas as informações referentes ao custo do gás vigente, tarifas praticadas e respectivas projeções de mercado são publicadas mensalmente pela Compagas em seu Portal de Tarifas – compagas.com.br/portaldetarifas

Leia também:

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.