Menu
em

Aumento de produtividade é desafio para setor leiteiro

Desde o ano 2000, a produção leiteira no Brasil cresceu 104%, um recorde entre todos os demais países. Quinto maior produtor do mundo, o país também tem um preço médio  18% superior frente a outros países exportadores (como EUA, Argentina, Chile e Uruguai), o que mostra como o produto nacional é valorizado lá fora. Contudo, a produtividade no segmento leiteiro ainda é um desafio para o Brasil, em função da alta carga de tributos e dos custos trabalhistas e sociais. Este panorama – e as dicas para aumentar a produção de leite no país – é destaque do boletim de tendências produzido pelo Sistema de Inteligência Setorial (SIS) do Sebrae.

Quando falamos em produtividade, devemos lembrar que vários fatores são determinantes para este indicador, como a alimentação do rebanho (em quantidade e qualidade) e a administração do negócio (que deve ser eficiente no uso dos recursos e competitivo para enfrentar a concorrência do mercado mundial). No Brasil, a região Sul lidera o setor leiteiro em termos de volume e de produtividade. Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina respondem por mais de um terço (34,7%) da produção nacional. A produtividade em Santa Catarina (2,8 mil litros em média por vaca), por exemplo, chega a ser 80% maior do que a média nacional.

Na comparação com quatro países que são referência neste setor (EUA, Alemanha, Nova Zelândia e Argentina), o Brasil possui uma estrutura de produção pulverizada, com número alto de animais mas baixa produção individual por animal e fazenda. Em relação aos dados de mão de obra do leite, o país perde em quesitos como produtividade por homem, salário e custo da mão de obra (o que poderia ser uma vantagem competitiva se perde devido à produção abaixo da média dos demais países).

 

Veja algumas orientações

•  Qualifique seus colaboradores por meio de programas, cursos e treinamentos além de instruções informais durante o trabalho;

•  Motive, com palestras ou cursos externos, criando um ambiente de bem-estar, respeito e liberdade;

•  Crie metas diárias e bonifique os colaboradores que atingirem os resultados. A pecuária leiteira exige atenção desde o amanhecer e anoitecer.

•  Profissionalize a fazenda, instalando rotinas colaborativas baseadas em indicadores, metas e planilhas com bases em dados. É um processo desafiador, mas que levará o negócio à frente de outros concorrentes, já que ainda predomina no setor rotinas arcaicas de gestão.

•  Vá além da técnica na hora de contratar. Busque conhecer as pessoas a o quanto estão dispostas a crescer profissionalmente.

Sul lidera o setor leiteiro em termos de volume e de produtividade

Foto: Divulgação

 

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile