em

Artigo: O maior produtor do mundo merece os portos mais eficientes do Brasil

Para fazer frente ao novo status do Brasil como maior produtor mundial de soja, a Portos do Paraná investe em gestão eficiente. A empresa pública busca, constantemente, melhorar o sistema logístico e garantir a agilidade do recebimento dos grãos até o carregamento dos navios.

No primeiro semestre de 2020, os Portos de Paranaguá e Antonina movimentaram 28,1 milhões de toneladas de cargas, 13% a mais que o volume registrado no mesmo período de 2019, com 25 milhões de toneladas.

As exportações representaram 66% do movimento total dos portos paranaenses e cresceram ainda mais: 18%. Este ano, de janeiro a junho, cerca de 18,5 milhões de toneladas de cargas saíram do Brasil pelos portos do Paraná. No ano passado, esse volume foi de 15,7 milhões de toneladas.

Apenas a exportação do complexo soja respondeu por cerca de 45% de toda a movimentação de 2020, com 12,7 milhões de toneladas. Ao todo, foram 9,2 milhões de toneladas de soja em grão, 2,9 toneladas de farelo e 631.391 toneladas de óleo de soja exportadas.

Em comparação com o ano passado, o aumento registrado no período é de mais de 42%, em relação mesmo período de 2019, quando foram 8,9 milhões de toneladas do produto movimentadas.

“Este ano, a alta do dólar, o preço do produto, a demanda do mercado, tudo impulsionou as exportações da soja brasileira. Porém, quando falamos especificamente dos Portos do Paraná, destacamos o alinhamento que temos com os operadores que utilizam os terminais públicos, os ajustes operacionais e a gestão de todo fluxo da cadeia: da chegada dos vagões e caminhões, até o carregamento do navio”, afirma o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia.

A soma de todos graneis sólidos de exportação – soja (em grão e farelo), milho e açúcar, chegou a 12,5 milhões de toneladas movimentadas em 2020. O volume é quase 18% maior que o exportado em 2019, 10,6 milhões de toneladas.

No terceiro trimestre do ano, ou seja, de julho a setembro, os operadores de graneis sólidos de exportação do Porto de Paranaguá preveem aumento de 8,5% na movimentação. Juntos, eles esperam movimentar cerca de 7,6 milhões de toneladas, 600 mil a mais que o exportado no mesmo período, em 2019. Nessa expectativa, estão as projeções de 12 terminais que movimentam soja, em grão e farelo, milho e açúcar pelo porto paranaense, com base no desempenho dos dois primeiros trimestres do ano.

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.