em

Arapoti: Nerilda (PSB), Barros (PSDB) e Taíco (PSL) são os concorrentes

Nerilda Penna (PSB), Irani Barros (PSDB) e Taíco (PSL)

Em Arapoti, a atual prefeita Nerilda Penna, do Partido Socialista Brasileiro (PSB), tenta permanecer no cargo. Ela tem como opositores Irani Barros (PSDB) e João Altair Albertti, o Taíco (PSL).

Apesar de ser a atual mandatária da cidade de 28 mil habitantes, Nerilda não foi eleita como prefeita em 2016. Ela era vice de Braz Rizzi (DEM), porém ele foi cassado pela Câmara Municipal em setembro de 2017 por seis votos a três. Diante da perda de mandato do prefeito, Nerilda assumiu o comando do executivo no dia 18 de setembro de 2017.

A candidata nasceu em Arapoti, tem 39 anos, é administradora e foi vereadora eleita vereadora há oito anos. Em 2020 está em coligação majoritária com o PP – partido do qual fazia parte no último pleito. A coligação leva o nome de ‘A força do passado impulsionando o futuro’. O vice escolhido é o aposentado Luiz Carlos Cordeiro da Silva, o ‘Seu Luiz’, de 66 anos.

Um dos nomes de oposição é Irani José Barros, do PSDB. O empresário também figura em coligação com dois partidos: PSDB e MDB (Com união a gente cresce). Barros nasceu em Arapoti, é casado e possui ensino superior completo. Há quatro anos também se candidatou à Prefeitura e ficou logo atrás de Braz Rizzi. Na época filiado ao PDT, o concorrente somou 5.528 votos (38,77%).

O vice é Jan Roelof Pot, o ‘Potinho’ – filiado ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB). Com 35 anos, Potinho é agrônomo e a naturalidade é de Jaguariaíva. Em 2008 foi o segundo vereador mais votado de Arapoti, com 824 válidos. Na eleição seguinte tentou a Prefeitura, mas perdeu para o mesmo Braz Rizzi. Foram 4.831 votos (33,36%) naquela oportunidade. Já em 2016 era o vice na chapa de Irani Barros.

Por fim, o terceiro nome na disputa é Taíco, de 58 anos. O comerciante natural de Pitanga – com filiação do PSL – está à frente da maior coligação de Arapoti. São sete partidos na majoritária ‘Renova Arapoti’: PSL, PSC, PL, PSD, Podemos, PROS e PV. A curiosidade é que, de acordo com o sistema do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Taíco nunca concorreu a eleições no município. Em compensação, ele foi vice-prefeito de Nova Tebas – a 350 quilômetros de Arapoti. O mandato acabou cassado em 2005.

O vice da chapa é Valderi Miguel Brizola, o ‘Biribas’, do Partido Social Cristão (PSC). Ele é natural de Arapoti, tem 51 anos e também atua como comerciante. Biribas concorreu ao cargo de vereador em 2004, 2012 e 2016. Na mais recente fez 222 votos válidos (1,54%) e não conseguiu se eleger de forma direta à Câmara.

Arapoti

Candidatos à Prefeitura: 3
Candidatos à Câmara: 130
Número de vereadores: 9
População: 28.300
Eleitores: 18.769

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.