Menu
em

Apagão nacional atingiu praticamente todas as cidades do Paraná

Imagem: Fernando Frazão/Agência Brasil

Em nota divulgada na manhã desta terça-feira (15), o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) informou que a interrupção de energia que atingiu diversos estados, por volta das 8h30, ocorreu por causa da abertura de interligação da rede de operação do sistema nacional, entre as regiões Norte e Sudeste.

Segundo a nota, foram interrompidos 16 mil megawatts (MW) de carga, nos estados do Norte e Nordeste. A interrupção também afetou estados do Sudeste. Nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste a carga foi recomposta integralmente.

Apagão no Paraná

De acordo com a Companhia Paranaense de Energia (Copel), pelo menos uma subestação que atende Ponta Grossa teve desligamento. Não há ainda dados concretos de quantas unidades foram atingidas. O que a Copel sabe informar é que praticamente todas as cidades do Paraná foram atingidas, em maior ou menor grau, pelo problema.

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, determinou a criação de uma sala de situação para acompanhar o processo de recomposição do sistema e para apurar a ocorrência.

Pelas redes sociais, o ministro informou que está retornando ao Brasil para acompanhar de perto os procedimentos com as equipes vinculadas à sala de situação. Ele estava no Paraguai, onde acompanhava o presidente Luiz Inácio Lula da Silva em pautas comuns aos dois países, inclusive a de produção de energia.

“Desde as primeiras notícias da interrupção do abastecimento de energia em alguns estados nesta manhã, determinei o rápido restabelecimento dos serviços, assim como a devida apuração dos motivos que levaram à queda de energia.”

*Correção: o texto anteriomente informava que não houve apagão em Ponta Grossa, porém relatos chegaram à redação, dando conta que a região do Bairro Chapada e do Bairro Jardim Carvalho foram algumas das afetadas na cidade.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile