* Por Felipe Liedmann
O prefeito de Castro, Moacyr Fadel (Patriotas), deve ser aclamado nesta sexta-feira (15) como presidente da Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG). Ele encabeça a única chapa inscrita para as eleições anuais 2021-2022. A assembleia ocorre às 9h30, em segunda chamada, no Conservatório de Música Maestro Paulino, que fica no bairro Olarias, em Ponta Grossa.
A sessão é presencial e o quórum mínimo é de metade dos prefeitos e mais um. Ou seja, dos 19 gestores do Executivo regional, pelo menos 10 precisam marcar presença para validação da escolha.
Por conta da pandemia da covid-19 a AMCG orienta: “Estamos pedindo que somente o prefeito ou representante com procuração compareça devido ao decreto de reuniões com apenas 25 pessoas”.
Atualmente a presidência da Associação é ocupada por Juca Sloboda, que deixou a Prefeitura de Jaguariaíva após oito anos. Juca ficou à frente do grupo por três mandatos nas gestões 2017-2018, 2018-2019 e 2020-2021.
“Nesse tempo conseguimos reerguer a AMCG, além de termos conquistado batalhas históricas, como a implantação do SAMU Regional”, avalia.
Composição
A nova diretoria que tende a ser aclamada nesta sexta-feira tem quatro prefeitos da região. Além do presidente Moacyr Fadel (Patriotas), há a vice Elisângela Pedroso (PSB – Carambeí), o tesoureiro Henrique Carneiro (DEM – Piraí do Sul) e a secretária Dayane Sovinski (Republicanos – Imbaú).
“Historicamente temos consenso em nossas eleições. O que demonstra a união do grupo de prefeitos. Mesmo com a chegada de novos gestores conseguimos chegar a acordo”, destaca o atual presidente, Juca Sloboda.