em

Alerta: Ingerir pinhão antes de abril pode fazer mal à saúde

Fotos: Mauro Scharnik/IAT

A Polícia Ambiental do Paraná emitiu comunicado, nessa terça-feira (20), lembrando que está proibida a venda de pinhão, cuja comercialização só estará liberada a partir de 1º de abril. A colheita fora de época (período defeso) prejudica a regeneração das araucárias, ao dificultar a dispersão das sementes e continuidade da espécie. Mas, além disso, ingerir pinhões colhidos antes do tempo pode ser altamente prejudicial à saúde humana.

As pinhas imaturas apresentam casca esbranquiçada e alto teor de umidade, o que favorece a presença de fungos, podendo o alimento se tornar tóxico. Se ingerido, pode prejudicar a saúde com problemas como a má digestão, náuseas e episódios de constipação intestinal. A safra começa em abril e normalmente se estende até junho.

Até o final de março, qualquer pessoa flagrada fazendo colheita ou venda do produto estará sujeita a responder a processo administrativo e a processo criminal, além de receber auto de infração ambiental. A multa é de R$ 300,00 para cada 50 quilos da semente.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.