em

Alep terá solenidade dos 170 anos da ‘Criação do Estado do Paraná’

Foto: Orlando Kissner/Alep

Por proposição do deputado Ney Leprevost (União), a Assembleia Legislativa realiza, na próxima segunda-feira (28/08), às 11 horas, no plenário da Casa de Leis, Sessão Solene alusiva aos 170 anos da “Criação do Estado do Paraná”.

Solenidade alusiva à Criação do Estado do Paraná

Foi no dia 29 de agosto de 1853, que o Imperador Dom Pedro II assinou a Lei Imperial n° 704, desmembrando da Província de São Paulo e elevando a Comarca de Curitiba à categoria de Província do Paraná. A instalação da nova unidade territorial ocorreu no dia 19 de dezembro do mesmo ano.

Em 2021, a data foi incluída no calendário oficial de eventos do Estado, através da Lei nº 20.662/2021, resgatando a memória histórica e seu significado político. A lei também prevê que os poderes públicos estaduais promovam comemorações e festejos cívicos alusivos à data durante o expediente e estimula que os municípios e entidades da sociedade civil façam celebrações. A palavra Paraná tem origem no guarani, e significa rio caudaloso.

O traço fundamental que definiu o perfil do Paraná foi a chegada de imigrantes das mais variadas procedências. Europeus, asiáticos e africanos que contribuíram para a formação da estrutura populacional, econômica, social e cultural do nosso Estado.

Atualmente o Paraná é um dos estados mais desenvolvidos do Brasil. A economia paranaense possui uma forte base agrícola e industrial. As principais indústrias são as automobilísticas, eletroeletrônicas e alimentícias. Há ainda a presença forte do setor turístico no estado.

O deputado Ney Leprevost lembrou que o ex-governador Bento Munhoz da Rocha já dizia que o Paraná “é a terra de todas as gentes”. “Pura verdade. Quem canta sua aldeia se torna universal”, enfatizou Ney.

Serviço

Data: 28 de agosto (segunda-feira)

Horário: 11 horas

Local: Assembleia Legislativa do Estado do Paraná – Plenário

Informações pelo telefone: (41) 3350-4273

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.