Menu
em

População de rua cresce 50% no Paraná em três anos

Foto de moradores de rua na Praça Barão de Guaraúna, em Ponta Grossa

Foto: Arquivo DC

Nesta terça-feira (4), às 17 horas, no Auditório Legislativo (CCJ) da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná, será realizado o lançamento oficial da Frente Parlamentar em Defesa da População em Situação de Rua. De acordo com dados recentes, a população de rua no estado do Paraná teve um crescimento de aproximadamente 50% no período entre 2018 e 2021, passando de 6.463 para 9.653 pessoas.

Segundo a Frente, tais dados estão subnotificados, conforme constatado pela Secretaria Estadual de Justiça e Cidadania, o que indica que o número real de pessoas nessa condição é provavelmente ainda maior.

Leia também: Prefeitura de PG distribui quase 7 mil jaquetas doadas pela Receita Federal

Composta pelos parlamentares Renato Freitas, Professor Lemos, Requião Filho, Goura, Luciana Rafagnin, Dr. Antenor, Tercílio Turini, Ney Leprevost e Arilson Chiorato, a Frente tem como objetivo aprofundar a discussão e desenvolver meios para aprimorar as políticas públicas destinadas à população em situação de rua.

“Embora o aumento tenha sido significativo, observa-se que o poder legislativo não tratou da situação com a mesma proporção, deixando de apresentar medidas efetivas para solucionar ou, pelo menos, amenizar o problema. Nesse sentido, a Frente Parlamentar visa promover uma articulação efetiva entre os parlamentares e a sociedade civil para construir soluções concretas para a questão.

Espera-se que, por meio dessa iniciativa, seja possível avançar no desenvolvimento de políticas públicas mais abrangentes e eficazes, garantindo assim a dignidade e os direitos dessa parcela vulnerável da sociedade”, destaca o requerimento de pedido de criação da nova frente parlamentar.A Frente terá vigência até o final da legislatura, em dezembro de 2026, buscando promover ações concretas e de longo prazo para a melhoria das condições de vida das pessoas em situação de rua no Paraná.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile