em

Alep celebra dia da Criação do Paraná

Imagem: Orlando Kissner/Alep

Na sessão solene desta segunda-feira (28), por proposição do deputado Ney Leprevost (União Brasil), foi comemorado o Dia da Criação do Paraná alusiva a Lei Imperial nº 704 de 29 de agosto de 1853. Na ocasião foram homenageados com diploma de Menção Honrosa personalidades da sociedade paranaense que contribuíram para elevar o nome do estado nas mais diversas áreas do conhecimento.

Sessão da Alep sobre os 170 anos da Criação do Paraná

O deputado Leprevost presidiu a sessão solene e destacou que “temos que comemorar com muita alegria esta data porque o Paraná tornou-se um dos principais estados do Brasil. É um estado que se diferencia dos demais por ter sido colonizado por pessoas das mais variadas etnias”. A ex-governadora Cida Borghetti discursou em nome de todos os ex-governadores e foi uma das homenageadas.

“A história do nosso estado é a história do esforço incansável das pessoas que ajudaram a construir essa terra com suas mãos, mentes e corações dedicados, que transformaram nossos campos e serras em uma terra fértil e próspera, cada geração contribuiu para moldar o que somos”, comentou Borghetti.

O Paraná foi criado pela Lei Imperial nº 704 de 29 de agosto de 1853, mas o comunicado de seu desmembramento da província de São Paulo ainda levou alguns meses para se espalhar pelo território. Somente em 15 de julho de 1854 o primeiro parlamento paranaense foi instalado que em 27 de julho votou a primeira lei justamente a que estabelece Curitiba como capital, além de criar as Comarcas de Paranaguá, Curitiba e Castro.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.