em

ALEP aprova criação do ‘Dia Estadual do Terço dos Homens’

Foto: Divulgação

A Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) aprovou na tarde de hoje (24) em segunda discussão a criação do Dia Estadual do Terço dos Homens, data a ser comemorada em 8 de setembro, em homenagem ao movimento cristão de oração.

De autoria do deputado estadual Marcio Pacheco (Rep), o Projeto de Lei 438/2022 obteve parecer favorável, por unanimidade, na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). O PL segue para a 3º discussão e na sequência, para sanção do governador Ratinho Junior.

Para Marcio Pacheco, deputado autor do projeto, o movimento Terço dos Homens tem um grande significado no fortalecimento da fé católica, sendo uma oportunidade de maior participação dos homens em suas paróquias e comunidades.

 “A fé move montanhas; faz o impossível acontecer. A oração do terço é uma arma poderosíssima para o crescimento e fortalecimento na fé, na esperança e na caridade. Sabemos que só Deus pode nos preencher plenamente e a oração é o canal de conexão do homem e da mulher a Deus. Assim, a conexão com Deus nos faz pessoas melhores. Em meio a tantas desordens e turbulências do dia a dia, incentivar a oração é promover a paz e o amor na sociedade”, enfatiza Pacheco.

Terço dos Homens

Como explica a Assembleia, o Terço dos Homens é um movimento católico mariano que consiste na reza de um grupo de mistérios do rosário (terço) semanalmente, por um grupo de homens leigos, chamados de tercistas, em paróquias ou centros comunitários.

No exterior, há notícias de grupos de homens que se reúnem para a oração do terço desde 1912. No Brasil o primeiro registro da expressão Terço dos Homens data de 8 de setembro de 1936, quando o frei Peregrino estabeleceu um grupo de oração, no estado de Sergipe. O dia 8 de setembro tem grande importância para os católicos pois é o Dia da Natividade de Nossa Senhora.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.