em

Administração de Piraí do Sul reabre antigo ginásio

 

Divulgação

 

Administração municipal reabre antigo ginásio

Na tarde de sexta-feira (29), a administração municipal de Piraí do Sul reabriu o prédio conhecido como antigo supletivo ou antigo ginásio, um local de muita importância para os piraienses, que reúne recordações e histórias de diferentes épocas. Inaugurado como “Edifício Francisco Miró”, depois de anos de inutilização, o prédio receberá novas instalações da secretaria municipal de Educação, o Centro de Apoio Educacional e a “Sala Rubem Duarte”, uma homenagem ao professor que tanto contribuiu para o ensino e formação de muitos cidadãos piraienses.

 

Com a instalação do Centro de Apoio Educacional será desenvolvido o Programa de Apoio à Educação, ação que oportuniza melhorias na aprendizagem e integração social, com a promoção do contraturno escolar/social que receberá de início entre 80 a 100 crianças que estejam em situação de vulnerabilidade social. Também serão realizadas aulas de reforço escolar, recreação, atividades culturais e esportivas. Além disso, a Educação já estuda um projeto de ampliação do número de alunos do contraturno, pois o local onde se encontrava a secretaria de Educação passará por reformas.

 

Sala Rubem Duarte

O querido professor de educação física Rubem Duarte, aos 99 anos, participou da cerimônia de reabertura do prédio. Muito emocionado, relembrou de momentos e detalhes que fizeram parte da sua história, do mesmo modo, foi recebido por pessoas que também têm sua história marcada por ele. “Eu posso dizer que não esperava uma recepção como essa. Revendo as pessoas que foram meus alunos e que hoje são professores. É uma grande satisfação estar no meio desse pessoal que durante muito tempo estive à frente da sua formação. Para mim é indescritível a emoção que eu sinto”, revelou.

 

A sala da homenagem, inaugurada como “Sala Rubem Duarte”, é a mesma que ele utilizava na época de professor. Ao abri-la, Rubem se deparou com fotos, documentos e outros materiais que o emocionaram muito. “Muito obrigado por essa manifestação de apoio e apreço à minha pessoa. Francamente eu não merecia uma manifestação como essa, porque aquilo que eu fiz foi justamente o cumprimento do meu dever como professor e, além disso, fazer jus àquilo que eu me comprometi quando cheguei a Piraí, ser útil na coletividade”, disse.

 

Ao comentar seu retorno ao prédio depois de muitos anos, ele destacou mais uma vez a emoção e agradeceu a todos. “É indescritível. Não posso dizer aquilo que realmente sinto, porque ultrapassa a minha expectativa. Isso para mim é uma coisa inédita, eu não sei como as pessoas se recordam e manifestam a sua satisfação em me ver. Eu fico muito orgulhoso por isso, é uma recompensa que a gente tem do que fez durante tempos atrás, muito obrigado”.

 

Histórico do “Edifício Francisco Miró”

Com a ajuda de alguns cidadãos piraienses e outras fontes de pesquisa, a prefeitura de Piraí do Sul realizou um levantamento sobre o prédio, elencando sua utilização ao longo dos anos, desde sua construção. Primeiramente, de 18 de fevereiro de 1928 a 22 de abril de 1946 abrigou o Grupo Escolar de Villa Pirahy. De 23 de abril de 1946 a 30 de dezembro de 1952 funcionou o Grupo Escolar Leandro Manoel da Costa. De 31 de dezembro de 1952 a 24 de setembro de 1959 o Ginásio Estadual de Piraí do Sul. De 25 de setembro de 1959 a 21 de dezembro de 1965 passou a ser Ginásio Estadual Jorge Queiroz Netto. A partir de 22 de dezembro de 1965 até 12 de dezembro de 1976, Colégio Estadual Jorge Queiroz Netto. De 01 de março de 1978 a 24 de janeiro de 1995, sediou o Colégio Francisco Miró – Supletivo. Por fim, de 10 de agosto de 1988 a 23 de abril de 1995 abrigou a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), permanecendo inutilizado desde então.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.