em

Tribunal de Justiça oferece serviços gratuitos para população

Ações são exclusivas para pessoas com renda de até 3 salários mínimos

Foto: Marcello Casal Jr

Durante os próximos meses, a população paranaense terá acesso a serviços gratuitos de saúde, apoio jurídico, assistência social e lazer, como parte do programa itinerante Justiça no Bairro, instituído pelo Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR), que tem como objetivo aproximar o sistema judiciário de famílias em vulnerabilidade social.

As ações são exclusivas para pessoas com renda de até 3 salários mínimos e incluem a realização de casamentos comunitários; a emissão de primeira e segunda via do RG; atendimentos jurídicos de conciliação na área de divórcio e pensão alimentícia; retificação de nome; perícias; tutela e curatela, entre outros.

Para ter acesso aos serviços, os interessados precisam ir até o local definido com os documentos necessários em mãos. O atendimento será por ordem de chegada por meio de distribuição de senhas, com exceção das perícias, que devem ser agendadas com antecedência pelo telefone do programa: (41) 3200-2801.

Com agenda extensa, em agosto, o programa estará em Maringá, entre os dias 19 e 20. Em setembro, no dia 3, a cidade escolhida é Ponta Grossa. O local ainda terá a celebração de um casamento comunitário no dia 17 do mesmo mês.

Programa

Com a colaboração de diversas instituições parceiras, o programa existe há 20 anos e presta atendimentos à população em diversas localidades do Estado, aproximando a Justiça do cidadão. A iniciativa é composta por magistrados, promotores, advogados voluntários, estudantes de Direito, professores, médicos, psicólogos, assistentes sociais, entre outros.

O objetivo é reduzir o tempo médio de tramitação de processos, viabilizando perícias e atendimentos que estavam represados nas comarcas atendidas. Com o projeto, as ações iniciam e terminam no mesmo dia, gerando economia em horas de trabalho para o Poder Judiciário.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.