em

Acidentes com choque elétrico colocam PR no topo da lista nacional

Foto: Ilustração

O Paraná ocupa o topo de um ranking nada positivo. É o estado com mais acidentes causados por curto-circuitos e choque elétrico no Brasil. Juntamente com os demais estados do Sul, somente no ano passado contabilizou 272 acidentes deste gênero no quesito incêndio por sobrecarga.

A falta de conhecimento e negligência resultou na morte de 20 pessoas. As informações constam do Anuário Estatístico de Acidentes de Origem Elétrica 2023, ano-base 2022, elaborado pela Abracopel (Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos de Eletricidade).

Somente no Paraná, a sobrecarga de energia e os choques elétricos provocaram 92 acidentes em 2021. A preocupação é com o aumento dessa estatística no ano passado, quando 127 ficaram feridas. Foram 100 ocorrências de incêndio, com três óbitos ocasionados por curto-circuito e 27 mortes geradas por choques elétricos.

De certa forma, esses números não causam surpresa, até porque o Paraná ficou na segunda colocação em 2021 como estado com maior ocorrência do gênero no País. Naquele ano, foram 88 situações, ficando atrás apenas de São Paulo, na época com 92 acidentes. O ano de 2023 começou com 30 ocorrências, somente no mês de janeiro. Deste total, nove por choque elétrico, quatro considerados fatais. Também ocorreram 19 incêndios por sobrecarga de energia, sem o registro de óbito.

Com relação às ocorrências com choque elétrico, em 2021, o Paraná aparecia em sexto lugar na listagem, com 37 óbitos, de um total d e 674 em todo o Brasil. Em 2022, com os 27 óbitos motivados por choque elétrico, o Paraná ficou na 7ª posição, atrás de São Paulo, com 62 óbitos; Bahia, com 60; Santa Catarina, com 44; Pará, com 37 e Minas Gerais, com 28. Dos acidentes em nível nacional, o choque elétrico causou 853 acidentes e 592 mortes.

Matéria produzida pelo Jornal O Paraná em parceria com ADIPR

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.