Menu
em

Ação conjunta mira comércio ilegal de metais nos Campos Gerais

Vistoria ocorreu em oito diferentes estabelecimentos de Castro

Foto de policial militar e fiscais da receita estadual em estabelecimento que comercializa metais e ferro-velho

Equipes fiscalizaram oito estabelecimentos em Castro / Foto: Divulgação

A 3ª Delegacia Regional da Receita Estadual deflagrou, nesta segunda-feira (13),  a Operação Ferro-Velho II, em Castro. Em uma ação integrada, equipes da Receita Estadual do Paraná, com apoio da Polícia Militar e Guarda Municipal de Castro, Secretarias Municipais de Finanças, Meio Ambiente e Vigilância Sanitária realizam a vistoria em oito estabelecimentos. Objetivo é inibir o comércio ilegal de metais.

A operação também contou com o o auxílio de funcionários da Diretoria de Segurança Pública Municipal. De acordo com a delegada da 3ª DRR, Audrey Olivet Grubba , foram lavrados seis autos de infração e uma notificação para regulação de Cadastro de Contribuinte do ICMS (CAD ICMS).

“Trata-se de uma força-tarefa para coibir a receptação de fios de cobre e outros metais furtados. Esses furtos têm sido recorrentes na região dos Campos Gerais”, informou Audrey.

Comércio ilegal de metais

Em Ponta Grossa, uma lei recentemente sancionada pela prefeitura busca inibir o comércio ilegal de metais. A lei 13.699/2020 prevê que seja feito o cadastro de todos os fornecedores e comerciantes que trabalham com metais no município. No entanto, ainda não foi colocada em prática pelo poder público. O município informou que a demora na regulamentação tem relação com a pandemia.

Casos

Há poucos meses, o braço de uma estátua de metal foi arrancado, na Praça Barão do Rio Branco, Centro de Ponta Grossa. O crime não ocorreu de forma isolada. Muitos dos monumentos tiveram placas furtadas nos últimos anos, e bustos inteiros de personalidades, que adornavam praças públicas, foram levados durante as madrugadas.

Obelisco que homenageia fundadores de Ponta Grossa teve placa furtada / Foto: José Aldinan

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile