em

Ação conjunta mira comércio ilegal de metais nos Campos Gerais

Vistoria ocorreu em oito diferentes estabelecimentos de Castro

Foto de policial militar e fiscais da receita estadual em estabelecimento que comercializa metais e ferro-velho
Equipes fiscalizaram oito estabelecimentos em Castro / Foto: Divulgação

A 3ª Delegacia Regional da Receita Estadual deflagrou, nesta segunda-feira (13),  a Operação Ferro-Velho II, em Castro. Em uma ação integrada, equipes da Receita Estadual do Paraná, com apoio da Polícia Militar e Guarda Municipal de Castro, Secretarias Municipais de Finanças, Meio Ambiente e Vigilância Sanitária realizam a vistoria em oito estabelecimentos. Objetivo é inibir o comércio ilegal de metais.

Foto da viatura da Receita Estadual, diante de estabelecimento que comercializa ferro-velho em Castro

A operação também contou com o o auxílio de funcionários da Diretoria de Segurança Pública Municipal. De acordo com a delegada da 3ª DRR, Audrey Olivet Grubba , foram lavrados seis autos de infração e uma notificação para regulação de Cadastro de Contribuinte do ICMS (CAD ICMS).

Foto de fiscais da Receita Estadual diante de caçamba em frente a estabelecimento comercial que comercializa ferro-velho

“Trata-se de uma força-tarefa para coibir a receptação de fios de cobre e outros metais furtados. Esses furtos têm sido recorrentes na região dos Campos Gerais”, informou Audrey.

Comércio ilegal de metais

Em Ponta Grossa, uma lei recentemente sancionada pela prefeitura busca inibir o comércio ilegal de metais. A lei 13.699/2020 prevê que seja feito o cadastro de todos os fornecedores e comerciantes que trabalham com metais no município. No entanto, ainda não foi colocada em prática pelo poder público. O município informou que a demora na regulamentação tem relação com a pandemia.

Casos

Há poucos meses, o braço de uma estátua de metal foi arrancado, na Praça Barão do Rio Branco, Centro de Ponta Grossa. O crime não ocorreu de forma isolada. Muitos dos monumentos tiveram placas furtadas nos últimos anos, e bustos inteiros de personalidades, que adornavam praças públicas, foram levados durante as madrugadas.

Foto de parte do Obelisco de Homenagem aos Fundadores de Ponta Grossa, mostrando local onde deveria estar placa de identificação
Obelisco que homenageia fundadores de Ponta Grossa teve placa furtada / Foto: José Aldinan

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.