em

Academia do PR lança projeto para imersão de artistas do Interior

Academia Alfredo Andersen lança projeto ArtCamp para imersão de artistas do interior do Paraná. Foto: Kraw Penas/SEEC

A Academia Alfredo Andersen, espaço anexo ao Museu Casa Alfredo Andersen, deu início ao projeto ArtCamp, iniciativa que tem como objetivo a difusão e imersão técnica e cultural de artistas visuais do Interior do Paraná. A ação proporciona uma jornada técnica pelos equipamentos culturais e museais na Capital, com enfoque na montagem museológica, expografia, iluminação, curadoria e pesquisa.

Projeto para artistas do Interior do Paraná

O piloto do projeto contou com a participação de 11 artistas da cidade de Campo Mourão, no Centro-Oeste. Durante três dias intensos, na semana passada, eles tiveram a oportunidade de conhecer em detalhes os principais espaços culturais paranaenses, a partir do Museu Casa Alfredo Andersen. Entre as atividades, programação e visitação ao Museu Oscar Niemeyer, Museu Paranaense, Centro Juvenil de Artes Plásticas e ao Centro Cultural Teatro Guaíra.

“A pandemia trouxe um impacto significativo para a área cultural, especialmente nas cidades de menor porte, como Campo Mourão, que conta com cerca de cem mil habitantes. No contexto das artes visuais, a situação torna-se ainda mais complicada, pois os artistas visuais tendem a se recolher em seus ateliês e em suas casas, quando não há estímulo e incentivo”, afirmou Roberto Cardoso, secretário da Cultura de Campo Mourão.

A ideia, de acordo com Luiz Gustavo Vardanega Vidal Pinto, diretor do Museu Casa Alfredo Andersen, é inovar e descentralizar as ações culturais. Os municípios interessados em participar do projeto podem se inscrever entrando em contato com o setor educativo do Museu Alfredo Andersen pelo e-mail [email protected].

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.