Menu
em

A Sagração da Primavera volta ao palco do Teatro Guaíra


O Balé Teatro Guaíra (BTG) e a Orquestra Sinfônica do Paraná (OSP) voltam ao palco do auditório Bento Munhoz da Rocha Netto (grande auditório) do Teatro Guaíra com A Sagração da Primavera, de Igor Stravinsky. Com coreografia de Olga Roriz e regência do maestro Osvaldo Ferreira, o espetáculo será apresentado de sexta-feira (7) a domingo (9).

O balé estreou em Curitiba em junho e seguiu em turnê por Apucarana, Maringá, Paranavaí, Loanda e Umuarama. O BTG também apresentou A Sagração da Primavera no Festival Internacional de Dança do Recife (PE) e na Bienal Internacional de Dança do Ceará.

REPERTÓRIO – A escolha do repertório levou em consideração a relevância da obra de Stravinsky, um dos marcos iniciais da modernidade, que em 2013 completa 100 anos. “Até hoje, a riqueza e a complexidade da Sagração causam surpresas ao primeiro contato com a obra, e é assim que esperamos emocionar o público nesta segunda temporada”, disse a diretora-presidente do Centro Cultural Teatro Guaíra, Monica Rischbieter.

A Sagração da Primavera estreou no Teatro dos Champs-Élysées, em Paris, em 1913. Na apresentação, coreografada pelo russo Vaslav Nijinsky, a obra foi idolatrada pelos vanguardistas, mas causou indignação aos mais conservadores, por tratar de um grande ritual. Na coreografia, velhos sábios sentados em círculo observam a dança mortal de uma adolescente sendo sacrificada ao deus da primavera em troca de boas colheitas.

INOVAÇÃO – A montagem apresentada pelo BTG se distancia do conceito original em dois aspectos. “O primeiro é o protagonismo incomum do personagem do Sábio, que ocupa posição relevante nesta versão, e o segundo é a personagem eleita não ser tratada como vítima. Ela se sente privilegiada por ter sido escolhida e dança sem medo”, explica Olga Roriz, coreógrafa do espetáculo. Os cenários são de Pedro Santiago Cal, que também divide o figurino com Olga.

Ficha Técnica

A Sagração da Primavera

Direção e Coreografia: Olga Roriz

Música: Igor Stravinsky

Interpretação: Orquestra Sinfônica do Paraná

Maestro: Osvaldo Ferreira

Cenário: Pedro Santiago Cal

Figurino: Olga Roriz e Pedro Santiago Cal

Elenco:

Eleita: Ane Adade / Deborah Chibiaque / Alessandra Lange

Sábio: André Neri / Raphael Ribeiro

Homens e mulheres:

Airton Rodrigues / Alessandra Lange / André Neri / Ane Adade / Alexandre Bóia / Carlos Matos / Daniel Siqueira / Deborah Chiabiaque / Fábio Valladão / Ian Mickiewicz / Juliana Rodrigues / Juliane Engelhardt / Leandro Vieira / Luciana Voloxki / Mari Paula / Mariel Godoy / Nelson Mello / Patrich Lorenzetti / Patricia Machado / Raphael Ribeiro / Reinaldo Pereira / Renata Bronze / Simone Bönisch / Soraya Felício

Serviço:

A Sagração da Primavera com Balé Teatro Guaíra e Orquestra Sinfônica do Paraná

Dias 7 e 8 de dezembro (sexta e sábado) às 20h30 e dia 9 (domingo) às 18h

Guairão – Auditório Bento Munhoz da Rocha Netto (Rua Conselheiro Laurindo, s/nº – Centro. Curitiba).

Ingressos: R$10. Meia-entrada conforme previsto em lei e desconto não cumulativo de 50% para associados do Cartão Teatro Guaíra.

Informações: (41) 3304 7982 | www. teatroguaira.pr.gov.br e www.facebook.com/TeatroGuaira

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile