Menu
em

15% das empresas paranaenses vão contratar trabalhadores temporários

Foto: Reprodução/AEN

Com a aproximação das festividades de fim ano, período de maior movimento para o comércio de bens, serviços e turismo, muitas empresas já deram início ao processo de contratação de funcionários temporários. Neste ano, segundo sondagem da Fecomércio PR e Sebrae/PR, 15% dos estabelecimentos paranaenses pretendem contratar temporários.

Entre os setores avaliados, o turismo é o mais propenso a contratar, com 25%. No comércio, a projeção de contratação de temporários é de 14,6% e entre as empresas prestadoras de serviços é de 12,2%.

Essa estimativa, no entanto, é menor do que em 2022, quando 20,2% dos empresários do setor terciário do estado planejavam abrir novos postos de trabalho para a temporada de fim de ano.

A média de pessoas a serem contratadas temporariamente terá uma redução de 25,7% este ano, passando de 3 a 4 funcionários para 2 a 3 profissionais.

Por outro lado, uma parcela considerável de empresas, 53,7%, planeja realizar até cinco contratações de temporários.

Ponta Grossa

O comércio de Ponta Grossa deve manter a mesma média de contratação do ano passado e registrar 800 trabalhadores temporários até o final do ano de 2023. O dado foi revelado com exclusividade para o jornal Diário dos Campos e portal DCmais pelo presidente do Sindilojas de Ponta Grossa, José Loureiro, no início do mês de outubro.

“As empresas já começaram as contratações das pessoas que devem ficar até dezembro ou janeiro. A seleção de trabalhadores tem sido feita pelas próprias empresas, em grande maioria. Por isso é bom quem procura um emprego ficar atento”, explica Loureiro.

Funções

As vagas ofertadas são predominantemente para atendente em geral e vendedor, com 27,8% de citações cada. Outras funções como serviços gerais, auxiliar geral, profissional especializado, garçom e recepcionista também serão demandadas nesta época.

Experiência

O fim do ano também traz oportunidades para quem ainda não tem experiência profissional. Das vagas temporárias ofertadas, a maioria (56,6%) não exigirá experiência. Nas funções que exigem uma atuação profissional prévia, a maior parte solicita que o candidato tenha trabalhado mais de seis meses na função.

Leia mais: Comércio de PG deve contratar 800 trabalhadores temporários

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile